|
Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico
|
|
08/07/2015, 10:40
|
|||
|
|||
RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico
(07/07/2015 08:56)Paulo Pires Escreveu: O motor 1.8 com cambio aut. sempre mantem um média elevada de consumo, e acho que é o preço do conforto, pois jamais esperei que ele fosse econômico! Eu sempre tenho receio de falar de consumo de carro, porque raramente vejo dados confiáveis. No Brasil, temos o estranho hábito de fingir que o carro gasta menos do que realmente. Para mim, média de combustÃvel é bastante clara: encher o tanque até travar, andar, encher de novo até travar, preferencialmente no mesmo posto. Abastecer em postos de bandeiras confiáveis, pesquisar preços, mas sempre desconfiar do que está muito abaixo da concorrência. Meu cobalt ainda está com menos de 2000 km e já percebi absurda melhora. Moro numa região monhtanhosa e com péssimas estradas. São estreitas, curvas, pega muito tráfego, é cheio de quebra mola no caminho e ainda passar por dentro de cidades. Nestas condições, meu cobalt tem feito 9,3 km/l praticamente com etanol (adicionei 4 litros de gasolina, misturados ao estanol, porque está frio demais, mas não gosto do tal tanquinho). Aqui, muitas e muitas vezes o carro reduz para quinta porque não é possÃvel manter 83~85 km/h que são o mÃnimo para ele sempre ficar em sexta. Dirigir no piloto automático é impossÃvel. Vou comparar com o outro carro que tinha, que era um Celta. Se o ar estivesse ligado, ele fazia no máximo 10 km/l. Sem ar, na casa de 11, em situações idênticas e num caminho idêntico. O Cobalt é MUITO mais espaçoso, é um veÃculo naturalmente mais pesado, mas a viagem é bem menos cansativa e estimo que ele seja aproximadamente 10% mais rápido que o Celta, exatamente por retomar melhor e voltar mais rápido à casa dos 80~90 km/h após curvas, e de esticar mais nas (poucas) retas que existem. Detalhe que este carro eu dirijo de maneira tranquila. O Celta eu à s vezes esguelava, até porque era 1.0. Quanto ao motor, tenho duas observações a fazer, até na condição de antigo crÃtico dele: 1) colocar um motor mais moderno, fatalmente, elevaria o custo final do veÃculo. Não duvido que você pagaria no mÃnimo uns 3 a 5 mil reais a mais apenas para ter um ecotec, que nem é uma maravilha de desempenho. E mesmo assim, duvido que a GM optaria por esta modernizada, porque fatalmente canibalizaria o Cruze. Da mesma forma, entre a concorrência, quem oferece um automático com pelo menos 5 marchas, ou cvt, por um preço semelhante? Novamente, para comparar em outro patamar, você está falando de veÃculos mais caros. 2) coloque o custo de manutenção. Já viu quanto custa a correia dentada dos Ecotec? A última vez que pesquisei, estava na casa de 600 reais. A do cobalt você acha em qualquer esquina (especialmente aqui em MG, porque há muitos carros da Fiat que usam o mesmo motor), por menos de 20 reais, bem como qualquer peça ou manutenção é fácil, rápida e barata, porque qualquer mecânico domina este motor até do avesso. Então, numa leve suposição de que você fique com o veÃculo 50.000 km; que você vai fazer uma única troca de correia; que o motor antigo faz 9,5 km/l com etanol, enquanto um motor "moderno" faria 11,5; etanol a R$ 2,39 o litro: Powertrain: R$ 12.578,94 de combustÃvel, R$ 150,00 pela troca da correia (incluindo mão de obra); Total: R$ 12.728,94 ECOTEC: de 3 a 5 mil de custo inicial no veÃculo, R$ 10391,30 de combustÃvel, R$ 800,00 pela troca de correia; Total:[b] Entre R$ 14.191,30 a R$ 16191,30 Isto tudo sem desconsiderar depreciação e valor de revenda. Podem falar o que quiser, mas o Powertrain é um motor que todos sabem defeitos e qualidades, e o brasileiro é um público extremamente conservador no que se trata de carro. [/b] |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 4 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda