|
Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico
|
|
14/05/2015, 17:33
|
|||
|
|||
RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico
(14/05/2015 05:34)Felipe-FCF Escreveu: É isso mesmo Sidnei, nem a Podium escapa, embora tenha 2% a menos de etanol do que a aditivada comum. O etanol é adicionado à gasolina para aumentar sua octanagem, e o Brasil foi um dos pioneiros na substituição do chumbo como antidetonante, o que é digno de nota. O grande problema é que você paga por um combustÃvel e leva outro. Nossa péssima gasolina precisa de muito etanol para ter a mesma octanagem da comum. Já a Podium, que é "premium" como qualquer gasolina premium no mundo afora, ao receber etanol vira a gasolina de maior octanagem do planeta. O ideal, nos carros flex, é exatamente poder trocar os combustÃveis de vez em quando. Estranho que ainda não desenvolveram um tipo de aditivo para o etanol. Nos meus tempos de Monza, eu utilizava um aditivo da bardhal, 1 frasquinho para cada tanque. E não sei precisar o motivo, mas o carro rendia 1 km/l a mais com o aditivo do que sem, e na época valia a pena. De fato, nunca atentei para o fato, mas a explicação deve ser esta mesma: na verdade, a gasolina tem quase 50% mais poder calorÃfico que o álcool, mas a conta é pensando não na nossa gasolina, e sim nela pura. Como 25% (para pegar a média histórica) é álcool, o poder calorÃfico de fato seria algo como 1 * 0,75 + 0,7 * 0,25 = 0,925 Ou seja, esta gasolina, em relação ao etanol puro, já teria um desempenho de 75%. O melhor desempenho do álcool (deixando o motor mais "disposto") poderia explicar o restante da diferença, especialmente em motoristas com o pé um pocuo mais pesado, como é o meu caso. |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda