|
Saindo em segunda marcha no AT
|
|
20/12/2013, 11:10
|
|||
|
|||
|
Saindo em segunda marcha no AT
Pessoal, estou procurando a forma mais econômica de dirigir e creio que seja trocando as marchas manualmente (meu é AT). Assim troco com giro mais baixo e evito as reduzidas em qualquer subidinha.
Notei que posso sair em segunda marcha, o cambio em M permite que, enquanto parado, eu mude de M1 para M2 e saia tranquilo, sem engasgos.Em subidas saio em M1. Vocês vêem algum problema nisso? Sair em segunda força alguma coisa? Meu é um Cobalt Adv 1.8 AT6 |
|||
|
20/12/2013, 11:38
(Resposta editada pela última vez em: 20/12/2013 11:39 por danilocps87.)
|
|||
|
|||
|
RE: Saindo em segunda marcha no AT
Eu acho que força muito sim... se tratando de um cambio de carro de passeio, pode forçar demais o sistema, causar desgaste prematuro e até estourar alguma engrenagem, sei lá.
Só acho recomendado fazer isso em caminhonetes. Meu pai tem uma D20. O motorzão diesel é muito forte, e o cambio é reforçado. A primeira é super reduzida, nem da para usar direito, porque a 10km/h já esta quase em rpm máximo, pedindo segunda. Só sai em primeira quando realmente esta muito carregada. Em segunda ela sai bem forte, parece um trator, kkkkk. Mesmo em subidas Ãngremes a segunda sai cantando pneu, kkkkkk. >>> Detalhes do Cobalt <<< |
|||
|
20/12/2013, 12:11
|
|||
|
|||
|
Não há problemas em sair em segunda.
O câmbio automático usa a segunda marcha para sair quando se está em uma reta ou declive. Quando se está em um aclive, é utilizado a primeira marcha. Esse modo é controlado através do módulo eletrônico que identifica a força de torque gerada no conversor de torque do câmbio. Anderson Herling Cobalt LTZ Advantage 1.8 13/14 Vectra CD 2.2 16V 00/01 |
|||
|
20/12/2013, 15:39
|
|||
|
|||
|
Para ter ser bem sincero, tenho a mesma duvida, olhando logicamente acredito que traria problemas com o tempo, mas por outro lado um new civic que tive saia de segunda marcha e nunca deu problema, tá aà uma duvida dificil de ser respondida, porque são opinioes distintas. Quanto ao consumo nao rodei 100% no manual com um tanque para ver a diferença e ver até aonde vale a pena rodar no M ou no D.
Abraço |
|||
|
02/06/2014, 13:59
|
|||
|
|||
|
o M2 e utlizado em terrenos com barro e escorregadio... apenas para essas funçoes
caso contrario so no M1, particularmente so uso o modo manual quando estou atras de um caminhao numa ultrapassagem. pois eu ajusto a marcha que quero e envito que o cambio volte marchas alem do necessários no modo D terminou de fazer a ultrapassagem ja coloco no D. enfim comprar um cambio automatico para ficar com a mao na manopla o tempo todo trocando eu ficaria com o convencional hehehe... eu sou taxista trabalho e vivo do carro. entao quanto menos eu fazer movimentos com perna e braço melhor. pois e cansativo 12 ou 14 horas diarias. eu ando apenas D se souber dosar o pe no acelerador ele trabalha mansinho com giro baxo |
|||
|
02/06/2014, 18:27
|
|||
|
|||
|
Tenho um AT e acho esse sistema manual da GM (a Ford é igual) uma piada e um perigo, primeiro porque não é manual de verdade, não deixa você mudar a marcha em determinadas rotações e aumenta ou reduz sozinho dependendo da rotação alcançada, depois porque esse botão pequeno e ridÃculo na alavanca te obriga a ficar com a mão fora do volante o tempo todo, eu acho muito mais fácil empurrar a alavanca para cima ou para baixo. Isso tudo tira sua atenção, pois tenho que ficar olhando para o painel para ver se marcha que eu quero entrou, além de ficar com a mão na alavanca. Talvez não tenha me adaptado ainda, mas acho que foi feito para não usar.
|
|||
|
02/06/2014, 18:38
|
|||
|
|||
|
Exatamente Rodrigo,
O fato do cobalt nao ser um carro esportivo, deduz que praticamente todos irão usar apenas no D, nao tendo uma alavanca igual a usada no cruze por ex. Toda vez que eu guio o cobalt at so uso no D.. |
|||
|
03/06/2014, 19:19
|
|||
|
|||
(02/06/2014 18:27)Rodrigo Coutinho Escreveu: porque não é manual de verdade, não deixa você mudar a marcha em determinadas rotações e aumenta ou reduz sozinho dependendo da rotação alcançada Acredito que esse comportamento é igual em qualquer cambio AT mais novo, no i30 por exemplo, é a mesma história. |
|||
|
03/06/2014, 22:56
|
|||
|
|||
|
Pessoal estou terminando de fazer uma adaptaçao depois coloco fotos...
desmontei a alavanca do cambio do meu AT, e pudei os fios do botao lateral e levei ate na parte de traz do volante, com 2 botoes provisoriamente aqueles micro botao, um de cada lado para subir e descer marcha. por enquanto ta no improviso com fita dupla face. hehehe quando for guiar o carro em modo MANUAL, basta usar os botoes atras do volante.... ta meio na gambiarra deixa eu terminar que mostro para todos... enfim funciona normal. e nao perde a funçao original que ja existe na alavanca ... fica a dica pro pessoal q gosta de modificar como eu ... |
|||
|
25/06/2014, 14:14
|
|||
|
|||
|
Tem novidades Felippe ?
|
|||