Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[reportagem] Reparador de freios resolve problema no Cobalt com latinha de cerveja
15/04/2013, 07:26
Resposta: #1
[reportagem] Reparador de freios resolve problema no Cobalt com latinha de cerveja
Reparador de freios resolve problema no Cobalt 2012 com latinha de cerveja

[Imagem: problema-em-cobalt-resolvido-com-latinha.jpg]

Depois de comunicar o problema do barulho à concessionária onde comprou o carro, o taxista Agostinho Comba, de 58 anos, decidiu colocá-lo numa oficina particular. De lá, o mecânico levou o veículo para uma casa especializada em reparação de freios, onde uma solução inusitada, mas eficaz, foi encontrada.

— Mandei vários e-mails para a GM, mas sempre falavam que o barulho era normal. Então, há quatro meses, o meu mecânico colocou uma chapinha feita de latinha de cerveja e o problema, enfim, foi resolvido — disse Agostinho.

Quem teve a ideia foi o reparador de freios Marcelo Borges, de 44 anos, dono da Reparadora de Freios Sarrafo, que existe há 21 anos na Penha Circular. Ele diz que deu esse "jeitinho" em alguns carros, mas hoje resolve o problema de outra maneira:

— Já fiz o enchimento com latinha, mas hoje só faço com solda. Já peguei, no mínimo, 20 carros com esse defeito.

OS FATOS: Histórico complicado

Falha no pedal


Mal tinha sido lançado, o Cobalt 2012 teve um recall, em novembro de 2011, para a substituição do pedal de freio.

Queixas na web

Nessa mesma época, conforme pesquisa feita pelo EXTRA, já começavam a pipocar os relatos sobre o barulho causado pela pinça de freio em fóruns na internet, redes sociais e sites de queixas, como o Reclame Aqui.

Sem respostas

No site Reclame Aqui, a classificação da Chevrolet é "não recomendada", devido à falta de respostas às 1.770 reclamações registradas nos últimos 12 meses.

Outros problemas

Além da pinça de freio, há relatos, na internet e informados ao EXTRA, de defeitos nas bieletas, na suspensão e no computador de bordo do Cobalt 2012.

Publicado no site do jornal Extra em 14/04/2013.

Administrador e Fundador
Cobalt Clube do Brasil
http://www.cobaltclube.com.br
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para fazer nossa comunidade crescer!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
15/04/2013, 07:35
Resposta: #2
[reportagem] Taxista chegou a perder passageiros por barulho no Cobalt 2012
Taxista chegou a perder passageiros por barulho no Cobalt 2012

[Imagem: taxista-processa-gm-por-defeito-em-cobalt.jpg]

A briga da taxista da Coop Norte Ana Maria Rodrigues, de 52 anos, com a General Motors para resolver o problema foi parar no Juizado de Pequenas Causas, após seis idas à oficina autorizada, na qual os mecânicos "davam um jeitinho", como lhe informavam. Mas, mesmo após o juiz determinar, no fim do ano passado, a solução imediata para o problema, o pesadelo não terminou.

— Trocaram o pedal do freio, que não tinha a ver com o problema. Além do barulho, quando eu freio numa rua de paralelepípedos, o carro continua andando por alguns centímetros — conta Ana Maria, que até perdeu passageiros: — Tive dois passageiros que desceram do carro, porque eu fui verdadeira e falei que o problema era no freio. E teve outro que disse: "parece uma carroça".

Paliativo

Segundo o engenheiro mecânico Felipe Alfaia, a solução para o problema seria a troca de peça e não uma medida paliativa, como as que a GM vem adotando.

— Não vejo como um caso de recall. Basta trocar o pino — disse Alfaia.

O mecânico Naldo Ramelo, que cuida do carro de Ana Maria, reitera a posição do engenheiro:

— Pode ser trocado o pino ou a peça inteira. Uma coisa ou outra resolveria. Mas a General Motors não está fazendo isso.

FIQUE POR DENTRO

O que é recall

O recall é a convocação que o fabricante ou fornecedor faz para recolher produtos com defeito, para reparo ou substituição.

O que diz a lei

O Artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) só prevê o recall em casos de risco à saúde ou à segurança. Por isso, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o caso da pinça de freio — por não oferecer risco, segundo mecânicos das oficinas autorizadas e particulares — não seria de convocação.

Troca de peça

Segundo a Senacon, apesar de o caso não ser de recall, a atitude correta da GM seria a troca da peça defeituosa, como previsto no CDC, uma vez que o produto já saiu da fábrica com o problema. De acordo com uma pesquisa feita pelo EXTRA com autorizadas da GM, cada pinça de freio custa R$ 450.

A quem recorrer

A Senacon, que é subordinada ao Ministério da Justiça e somente centraliza as reclamações feitas pelos consumidores, informa que, sempre que eles se sentirem lesados, devem procurar o Procon, a Defensoria Pública, entidades civis de proteção ao consumidor ou o Ministério Público.

Publicado no site do jornal Extra em 14/04/2013.

Administrador e Fundador
Cobalt Clube do Brasil
http://www.cobaltclube.com.br
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para fazer nossa comunidade crescer!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Disco de freios Decio Schaffer 1 2 7.594 27/11/2017 20:23
Última Resposta: Decio Schaffer 1
  Falha nos freios robertaturnes 5 13.811 09/01/2015 11:47
Última Resposta: anderson fuhr
  Duvida em relação ao problema da pinça nos cobalt c/ abs 2012 descent 21 50.849 07/04/2014 03:18
Última Resposta: m@n
  recall de freios drak77 2 9.531 06/06/2013 16:18
Última Resposta: Admin

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes