|
REAL capacidade do tanque de combustivel
|
|
22/06/2014, 00:26
|
|||
|
|||
|
RE: REAL capacidade do tanque de combustivel
Como falou o colega marcelok5, falta informação precisa. O manual não dá importância à capacidade do tanque (pelo menos, não à real, exata capacidade). Os vendedores não querem nem saber desse tipo de questão; isso está fora do universo em que eles habitam. Os engenheiros da GM estão fora de alcance. Assim, parti para uma investigação particular.
Primeiro, determinei a quilometragem média que o meu carro faz, no meu trajeto diário: 9,3 Km/L, ao longo de quatro abastecimentos completos (entre 50 e 54 litros de cada vez, sempre parando ao primeiro click da bomba). Essa quilometragem não é aquela reportada pelo computador de bordo, que sempre é um pouco maior, mas sim obtida pela divisão da distância pela quantidade de litros. Esses quatro abastecimentos foram feitos em outro posto. Eu ando muito, entre 130 e 150 Km por dia, trajeto misto urbano / rodoviário baixada / rodoviário serra. Moro em Petrópolis e trabalho no Rio. Quem conhece sabe. Depois abasteci novamente no mesmo posto, na mesma bomba suspeita, e entrou uma quantidade semelhante de litros, algo entre 58 e 60 litros; e ainda não estava aceso o aviso fill fuel. E, adivinhe!, a média de quilometragem deu exatamente a mesma. Isto é, tive que esperar até o próximo abastecimento para fazer uma média ponderada, pois o resultado imediato foi muito ruim (abaixo de 9 Km/L), mas o resultado do próximo foi bom demais (acima de 10 Km/L). Fazendo a média ponderada pela distância percorrida, o resultado médio das duas medições foi coerente com o valor "padrão" 9,3 Km/L. Para re-confirmar, pedi o teste com o recipiente padrão de 20 L, na bomba suspeita. Foi perfeito: 20 L. Então, acredito que a bomba de fato jogou 59 L para dentro do tanque. Também abasteci no mesmo posto, em outra bomba, e entrou somente 53 L (mais ou menos). E a quilometragem sempre ali, em torno de 9,3 Km/L. É importante ressaltar que todos os abastecimentos foram feitos "somente até o primeiro click do bico da bomba". Cheguei a uma conclusão, e divido como todos aqui. O desarme "click" da bomba também é um mecanismo sujeito a regulagem. Ou seja, dependendo da sensibilidade do bico, ou da rigidez da mola que desarma o gatilho da bomba, o click pode acontecer mais cedo ou mais tarde. No caso, seja por falta de manutenção, seja por intenção (pode ser, né?), o sensor provavelmente está mal regulado e deixa entrar mais gasolina do que deveria antes de disparar. Obviamente, isso traz um certo "benefÃcio" para o dono do posto e um certo "malefÃcio" para o dono do carro, pois, por um lado, vende mais combustÃvel, e por outro enche o tanque além do que deveria, encharcando certos componentes (já citados aqui por colegas) que deveriam permanecer secos. PrejuÃzo a longo prazo. Após essa conclusão, reclamei com o dono do posto, e pedi que fizesse uma verificação / manutenção no sensor daquela bomba. Ele me prometeu que iria fazer. Por uma questão de ética, deixo de identificar aqui o posto. Não acho que a coisa foi intencional. Mas posso responder MP com essa informação. Por último, um detalhe curioso, de menor importância. No outro dia, vi no YouTube um cara num New Prisma mostrando o computador de bordo indicando um consumo de 14 Km/L. Maravilha. Já fiz, nesse mesmo Cobalt, 13,8 Km/L, indicados pelo computador de bordo. Foi fácil: num dia de pouquÃssimo trânsito, parei no primeiro posto da baixada, completei o tanque e zerei hodômetro parcial e indicador de consumo. Depois, peguei a pista e segui tocando de leve o acelerador, mantendo velocidade quase constante entre 100 e 120 Km/h. Fui só vendo o Ãndice aumentar 7,8, 8,9, 9,2, 10,1, 12,2, 13,0, 13,8 Km/L! Infelizmente, para acabar com a minha festa, tinha engarrafamento uns 20 Km depois, pouco antes do pedágio e da serra. AÃ, pouco a pouco voltei para a realidade. Quando abasteci de novo, a média medida (não do computador de bordo) estava novamente em torno dos 9,3 Km/L. Tudo bem. |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda