Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Comparativo Cobalt x Versa x Logan
26/06/2015, 11:04 (Resposta editada pela última vez em: 26/06/2015 11:13 por theles.)
Resposta: #1
Comparativo Cobalt x Versa x Logan
Bom dia pessoal

Na minha tarefa de escolher o meu próximo carro, tenho feito comparativos entre os três principais concorrentes. Atualmente, creio ser mais vantagem comprar um carro seminovo/usado de baixa KM, do que um 0Km. O que tenho visto nas minhas pesquisas é que, é possível comprar um carro com 12 à 15 meses de uso na versão topo de linha, mais barato do que o mesmo carro no modelo de entrada ou médio, e é possível conseguir taxas de juros para financiamento parecidas com as de 0Km nos bancos.

Assim, pesquisei Cobalt 1.8 LTZ Automático, o Versa 1.6 SL, e o Logan Dynamique 1.6(manual, não quero caixa automatizada), todos 2014/2014, com menos de 30.000km rodados, com central multimédia original ou externa, com bancos em couro, e ainda na garantia. Estando o modelo ainda na garantia, que para os três é de 3 anos, fico tranquilo em comprar um usado.

Na minha pesquisa no Webmotors os preços dos carros mais baratos que atendem todos estes requisitos foram:
Cobalt - R$41.900,00
Versa - R$40.900,00
Logan - R$41.500,00

Consultei o site BIDU(não confundir com baidu!) para obter cotações de seguro, e as melhores propostas que obtive foram(todas completas com guincho, carro reserva e proteção para vidros e faróis):
Cobalt - Preço: R$1.409,98 com franquia de R$1.306,00
*Versa - Preço: R$2.746,32 com franquia de R$1.646,50
*Logan - Preço: R$2.029,94 com franquia de R$1.438,00
*OBS: As melhores propostas foram as da HDI. Haviam outras mais baratas, mas sem carro reserva.

Por fim, revisões. Os três carros tem revisões à cada 10.000km. E o valor total das seis revisões exigidas pelos fabricantes até os 60.000km é:
Cobalt - R$2.900,00 - mais barata R$190,00, mais cara R$900,00
Versa - R$2.334,00 - mais barata R$239,00, mais cara R$459,00
Logan - R$3.841,00 - mais barata R$225,00, mais cara R$1.613,00
OBS: Informei somente até 60.000Km porque é só até esta que a Nissan informa no site.

Agora, numa avaliação do que considero ser pontos importantes nos carros:
Cobalt:
Positivo - Motor com mais torque, cambio automático, maior porta-malas(talvez não seja o melhor), bastante espaço interno, baixo nível de ruídos e é disparado, o mais equipado. É o que tem menor custo de seguro, tendo um valor de manutenção razoável.
Negativo - Tem o maior consumo. Será necessário desembolsar um valor extra para a troca de óleo da caixa de marchas.

Versa - Positivo: É o mais econômico, aparenta ter o melhor espaço tanto na frente, quanto atrás.
Negativo - Nível de ruídos elevado, menor porta-malas, não tem central multimédia original no 2014 (só modelos de outros fabricantes, o que pode impactar na garantia), e o sistema de som original é ruim. É o que tem maior custo de seguro(quase o dobro do Cobalt)

Logan - Positivo: Aparenta ter o "conjunto" mais equilibrado. Tem bastante espaço interno, o porta-malas é grande(e creio que com o melhor aproveitamento), e boas médias de consumo. É o único que tem o design bonito.
Negativo: Nível de ruídos elevado, e é disparado, o que tem o maior custo de revisões.

Até aqui, dadas as vantagens e desvantagens, continuo considerando o Cobalt a melhor opção.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
26/06/2015, 12:39
Resposta: #2
RE: Comparativo Cobalt x Versa x Logan
Meus parabéns pela sua análise, uma perfeita comparação sem puxar a sardinha para nenhum lado, top de linha! Também faça o dever de casa de pesquisar quanto custava um 0km e veja o quanto desvalorizou, pelo o que eu lembre o Cobalt era (e ainda é) bem mais caros que os outros dois e agora está custando a mesma coisa, uma desvalorização absurda! Por que dessa desvalorização toda? Isso é um ponto a se estudar porque ela ainda só está começando (carro novo desvaloriza bem até uns 3 ou 5 anos, depois estabiliza).

Administrador e Fundador
Cobalt Clube do Brasil
http://www.cobaltclube.com.br
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para fazer nossa comunidade crescer!
26/06/2015, 12:57
Resposta: #3
Olá Horatio.

Agradeço os elogios. Na verdade eu só compartilhei com os colegas o que eu fiz pra mim mesmo.

Sobre a desvalorização, é realmente algo impressionante.

Está na página da Chevrolet:
COBALT 1.8 LTZ 2015/2015 Automático - Cor Preta
De R$ 62.390,00 por R$ 58.670,00* - Negociável na concessionária.

Eu não sei quanto custava, um ano atrás, o COBALT 1.8 LTZ 2014/2014 Automático na cor preta, mas, supondo que fosse uns R$55 Mil, estamos falando de uma desvalorização de R$13 Mil, ou seja, mais de 23% do valor do carro se perdeu em apenas um ano. Neste aspecto, o Versa e o Logan se saem melhor, mas o preço deles no ano passado era bem menor, algo em torno de 46 à 49 mil, e agora os modelos 0Km encareceram bastante, o Versa Unique está custando mais de 55 mil e é o mesmo SL do ano passado, com uma diferença prática, que é o Ar-digital, porque a central teria que vir pro topo de linha. Ou seja, a Nissan deu um golpe, empobreceu o que era top de linha, e criou um "melhor" e muito mais caro.

Na minha opinião, esta desvalorização grande tem um motivo apenas. Os carros não valem de jeito nenhum o valor cobrado no 0Km.
27/06/2015, 18:33
Resposta: #4
Vou pegar meu Cobalt 1.8 ltz na segunda, ele é 2013 com 33 mil rodados.
Uma coisa é certa, antes de fechar negocio pesquisei sobre varios carros, e os que coloquei na lista alem do Cobalt foram Polo Sedan, Fiat Grand Siena e HB20 Sedan. Descartei o Versa por não tem css aqui na cidade e o Logan
por eu simplesmente achar o carro fragil e caro na manutenção.

O que me fez escolher o Cobalt foram espaço interno, conforto e manutenção barata.
A primeira coisa que quero averiguar é o consumo que é para uns tranquilo e para outros um terror.
27/06/2015, 21:19
Resposta: #5
Theles,

Uma observação: segundo o manual, a caixa automática de 06 velocidades do Cobalt não requer trocas, pois o óleo hidráulico empregado, dexron VI, é do tipo sintético.

E ainda, eu comprei, por R$34 mil, o Cobalt (vide assinatura) com 13 meses de uso e apenas 10 mil km rodados. O seu primeiro proprietário, segundo a nota fiscal, pagou por ele R$43 mil (desvalorização de 21%).

Zelioalbernas,

O Cobalt 1.8l que você comprou é manual ou AT?

Apenas o Cobalt AT, e apenas na cidade (como todo carro AT), tem consumo alto.

[s]

Cobalt 1.4l LT 2012/12 preto
28/06/2015, 13:54
Resposta: #6
Eu fico preso a GM, onde moro tem 2 concessionarias e posso qualifica-las como excelente. Agora a Renault e a Nissan onde eu moro parece um FAVOR que estão te fazendo em lhe atender, o problema é esse, já tentei comprar um nissan, tentei até faz test drive no logan, em Sao Jose dos Campos fui maltradado nas 2, ai voce chega nas 2 css da chevrolet te tratam bem (claro concorrencia entre elas).

Outro ponto é que no caso da nissan no versa nao tinha peça no carro de um conhecido pra troca teve esses problemas de demora, as vezes que precisei trocar sempre teve ou encomenda rapida.

Hoje eu decido o carro pelo pos venda tambem em termos de ter peça, qualidade de serviço em garantia, resolver problemas e a chevrolet em sjcampos é a menor pior nisso
28/06/2015, 23:46
Resposta: #7
[quote='Marcatto' pid='16226' dateline='1435447193']
Theles,

Uma observação: segundo o manual, a caixa automática de 06 velocidades do Cobalt não requer trocas, pois o óleo hidráulico empregado, dexron VI, é do tipo sintético.

E ainda, eu comprei, por R$34 mil, o Cobalt (vide assinatura) com 13 meses de uso e apenas 10 mil km rodados. O seu primeiro proprietário, segundo a nota fiscal, pagou por ele R$43 mil (desvalorização de 21%).

Zelioalbernas,

O Cobalt 1.8l que você comprou é manual ou AT?

Apenas o Cobalt AT, e apenas na cidade (como todo carro AT), tem consumo alto.

[s]
[/quo

Paguei no meu ltz 1.4 em 2012 43500,00

COBALT LTZ 12/12 C/GNV
29/06/2015, 04:15
Resposta: #8
O seu Cobalt LTZ custou apenas R$500,00 mais caro em comparação com o meu LT.

Carro zero é mais barato em SP e RJ, em comparação com Goiás.

[s]

Cobalt 1.4l LT 2012/12 preto
29/06/2015, 19:25
Resposta: #9
(26/06/2015 12:57)theles Escreveu:  Na minha opinião, esta desvalorização grande tem um motivo apenas. Os carros não valem de jeito nenhum o valor cobrado no 0Km.

Também tenho essa opinião, o comprador de carro usado é muito mais exigente que o de 0km, exige mais e mais itens de série com o menor preço possível, assim pra vender tem que abaixar muito o preço para um patamar aceitável, mas mesmo assim mais caro do que vale, aqui no Brasil o carro 0km era para ter o preço de um usado com 2 anos de uso. Os compradores de carros usados estão percebendo que estão cobrando muito por carros que valem nada.

Administrador e Fundador
Cobalt Clube do Brasil
http://www.cobaltclube.com.br
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para fazer nossa comunidade crescer!
29/06/2015, 20:11 (Resposta editada pela última vez em: 29/06/2015 20:13 por zelioalbernas.)
Resposta: #10
O Cobalt que peguei é 1.8 manual, fui buscar hoje na capital, 200km da minha cidade.
Peguei ele com tanque um traço acima da metade abastecido de etanol. A autonomia estava em 242km
assim que peguei a estrada fiquei de olho no computador de bordo e após o tempo estabilizou o consumo em 13km/l
Chegando ja na minha cidade, zerei o marcador de consumo mas logo ele pulou para uma media de 15km/l e chegou a um momento de 16,2km/l
Ao chegar em casa a autonomia ficou em 195km, aí fiquei sem entender kkk, como posso andar 200km e a autonomia baixar tão pouco?
Esse é o primeiro carro flex que compro, sempre usei carro a gasolina e quando eu abastecer pela primeira vez vou tirar as medias na caneta.
O que me surpreendeu no carro é o silencio do motor, conforto e estabilidade.

Uma coisa que acho estranho é que por ex, se estou a 60km/h da a impressão que estou mais lento, parece que o carro ta na verdade a 40km/h, ele chega a 100km muito rapido, eu venho de um corsa 2003 e tinha que acelerar muito mais pra chegar nos 100, porem parecida que o motor ficava dentro da cabine de tanto barulho. De inicio to gostando muito
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  COBALT LT AT OU NOVO LOGAN DYNAMIQUE CALHAU 5 14.073 08/08/2014 08:21
Última Resposta: Admin
  Novo sedã chinês, Lifan 530 quer brigar com Voyage, Siena e Logan Admin 2 10.606 06/06/2014 17:35
Última Resposta: descent

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: