Cobalt Clube do Brasil
Líquido de Arrefecimento do Motor - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-5.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Líquido de Arrefecimento do Motor (/thread-905.html)

Páginas: 1 2 3 4

Líquido de Arrefecimento do Motor - alissonhouri - 29/09/2013 16:22

Então galera eu estou com uma dúvida aqui sobre o líquido que arrefecimento do motor, quando peguei o carro na css o camarada que me entregou o carro me falou nas seguintes palavras: "o único lugar que vai água nesse carro é no compartimento do lavador".

No manual do carro está escrito que o líquido é uma mistura de água desmineralizada e aditivo para radiador longa duração cor laranja da ACDelco na proporção de 35-50% de aditivo, e tbm fala que não deve ser misturados a aditivos padrão (cor verde).

Enfim eu tenho na verdade duas dúvidas, eu sigo o cara da css sendo que o manual manda eu misturar? E eu posso misturar com aquele fluído de radiadores da PROMAX? ele é vermelho.

RE: Líquido de Arrefecimento do Motor - Betão - 29/09/2013 16:35

Vc precisa completar o liquido? se precisar use a mistura original que consta no manual, se colocar outra coisa irá desnaturar o misturar original....

RE: Líquido de Arrefecimento do Motor - alissonhouri - 29/09/2013 16:42

Preciso completar sim. Cada lugar fala uma coisa por isso que eu estou perguntando aqui, segundo o cara da css todos os carros não usam água no radiador só o líquido, mas o manual manda colocar, então acho que eles estão é falando besteira. Eu compro o líquido então pela cor, se está o laranja eu compro o laranja?
Um mecânico que tinha me falado que não tinha problema misturar esse vermelho, mas ele tbm falou que não gosta de colocar só o líquido, falou que ele mistura.

RE: Líquido de Arrefecimento do Motor - Admin - 29/09/2013 18:39

Algumas lojas já vendem o líquido ACDelco já pronto para uso, é a melhor opção.

RE: Líquido de Arrefecimento do Motor - descent - 29/09/2013 19:15

Coloca a solução pronta original, nao é todo laranja que é igual, ele tem um componente que tem no manual que precisa ter (nao sei qual eh) mais fala no manual do carro

Creio que seja esse o original http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512212257-aditivo-concentrado-radiador-acdelco-_JM

RE: Líquido de Arrefecimento do Motor - marcelok5 - 29/09/2013 22:58

Primeiramente, a medição do nivel foi feita com o carro frio? Se sim e realmente for preciso completar, a primeira coisa que vc tem que ver é o por que disso. Não é normal um carro novo desse precisar completar o nivel do sistema de arrefecimento tão cedo.

Vamos agora para a explicação sobre esse fluido/liquido/solução etc..

O aditivo a ser usado é o ACDelco de longa duração que tem a cor laranja. Esse aditivo é vendido de 2 maneiras diferentes.

A primeira é o aditivo concentrado. Vc faz uma suposição chutando pra cima do quanto deve ser completado (Por exemplo: 200ml) e mistura num recipiente uma metade de agua potável/desmineralizada* (100ml) e outra de aditivo concentrado (100ml). Feito isso é só completar o reservatório até a marca.

*Não sei se o correto é potável ou desmineralizada. No manual do 2012 ele fala somente potável. Já no manual do 2013 ele fala desmineralizada na pag 201 e potável na 246.

A outra maneira que este produto é vendido é na forma diluída. Ou seja, ele já vem misturado na agua na proporção de 50-50 e vc só precisa colocar no reservatório.

O que deve estar acontecendo é que o camarada da css só deve conhecer a forma diluída do liquido de arrefecimento. Por isso ele disse isso.

Mas sempre siga o manual. Em caso de qualquer problema a palavra do cara da css não vale o papel que ele limpa o bumbum. Já o manual é um documento escrito pelo fabricante.
Sobre o PROMAX e o aditivo verde nem pense em colocar...

RE: Líquido de Arrefecimento do Motor - ffugita - 29/09/2013 23:47

O meu anda descendo o nivel um pouco... isso é normal neste carro? Lembro que no corsa nunca coloquei água no radiador...

RE: Líquido de Arrefecimento do Motor - cdesiderati - 30/09/2013 00:09

Pessoal, como o Marcelo falou, tem que ver o que há de errado, porque há algo de errado. O sistema de arrefecimento é um sistema fechado que suporta pressão, ou seja, se ele suporta pressão, ele deve ser hermético, e se é hermético não há como o líquido evaporar. Ou ele está vazando para fora em algum lugar, procure por todo o sistema se visualiza algum vestígio da cor laranja do aditivo, ou ele está vazando pra dentro do cilindro. Não tem outra hipótese. Sistema de arrefecimento se tiver que completar é porque está vazando. Se estiver tudo OK você só meche no sistema de arrefecimento para trocar o fluído todo no período recomendado pelo fabricante.

RE: Líquido de Arrefecimento do Motor - Ronaldo - 30/09/2013 08:40

Se estiver vazando para dentro do cilindro, o óleo fica esbranquiçado e espumando. Verifica lá.

RE: Líquido de Arrefecimento do Motor - Admin - 30/09/2013 09:36

Nos carros novos não é normal ter que completar com regularidade o líquido de arrefecimento do motor. Vocês tem que verificar possíveis vazamentos rapidamente.