Cobalt Clube do Brasil
Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-5.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico (/thread-639.html)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - sidnei sales - 13/05/2015 18:12

Eu acho que esse rendimento do Etanol em relação a gasolina de 80%, e por que a nossa gasolina já esta com
um percentual muito grande de etanol e com isso baixa a autonomia da gasolina.
Logo estamos pagando gasolina e levando Etanol.
Concordo com você, Jose Barbosa.

RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - Felipe-FCF - 14/05/2015 05:34

(13/05/2015 18:12)sidnei sales Escreveu:  Eu acho que esse rendimento do Etanol em relação a gasolina de 80%, e por que a nossa gasolina já esta com
um percentual muito grande de etanol e com isso baixa a autonomia da gasolina.
Logo estamos pagando gasolina e levando Etanol.
Concordo com você, Jose Barbosa.

É isso mesmo Sidnei, nem a Podium escapa, embora tenha 2% a menos de etanol do que a aditivada comum.

O etanol não deve ser usado direto, pois deixa uma "borra" que é a reação do etanol com o alumínio do motor. Então, depois de alguns tanques de etanol, coloque um tanque de gasolina ou devo dizer gasonol aditivada.

Bom se a população brigasse para retirar o etanol, pelo menos das gasolinas mais caras...

RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - josebarbosa - 14/05/2015 17:33

(14/05/2015 05:34)Felipe-FCF Escreveu:  É isso mesmo Sidnei, nem a Podium escapa, embora tenha 2% a menos de etanol do que a aditivada comum.

O etanol não deve ser usado direto, pois deixa uma "borra" que é a reação do etanol com o alumínio do motor. Então, depois de alguns tanques de etanol, coloque um tanque de gasolina ou devo dizer gasonol aditivada.

Bom se a população brigasse para retirar o etanol, pelo menos das gasolinas mais caras...

O etanol é adicionado à gasolina para aumentar sua octanagem, e o Brasil foi um dos pioneiros na substituição do chumbo como antidetonante, o que é digno de nota.

O grande problema é que você paga por um combustível e leva outro. Nossa péssima gasolina precisa de muito etanol para ter a mesma octanagem da comum. Já a Podium, que é "premium" como qualquer gasolina premium no mundo afora, ao receber etanol vira a gasolina de maior octanagem do planeta.

O ideal, nos carros flex, é exatamente poder trocar os combustíveis de vez em quando. Estranho que ainda não desenvolveram um tipo de aditivo para o etanol. Nos meus tempos de Monza, eu utilizava um aditivo da bardhal, 1 frasquinho para cada tanque. E não sei precisar o motivo, mas o carro rendia 1 km/l a mais com o aditivo do que sem, e na época valia a pena.

De fato, nunca atentei para o fato, mas a explicação deve ser esta mesma: na verdade, a gasolina tem quase 50% mais poder calorífico que o álcool, mas a conta é pensando não na nossa gasolina, e sim nela pura. Como 25% (para pegar a média histórica) é álcool, o poder calorífico de fato seria algo como
1 * 0,75 + 0,7 * 0,25 = 0,925
Ou seja, esta gasolina, em relação ao etanol puro, já teria um desempenho de 75%. O melhor desempenho do álcool (deixando o motor mais "disposto") poderia explicar o restante da diferença, especialmente em motoristas com o pé um pocuo mais pesado, como é o meu caso.

RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - descent - 14/05/2015 19:08

Sempre falam pra usar uma regra ai de 0,7 correto no caso a gasolina representa uma autonomia de 30% a mais que o alcool. Na gasolina na cidade eu tenho feito 11.5km/l no alcool eu tenho feito 8.4 km / l (sem adicionar gasolina). Então pela conta eu deveria estar fazendo 8 km /l no alcool, Tenho feito então 5% a mais no alcool. Na pratica o meu carro é mais economico usando o alcool se o mesmo custar 30% a menos que a gasolina.

RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - Alessandro Costa - 14/05/2015 21:45

Meu cobalt é um ltz automático ..... Está com 30.000 km, e roda todo dia na estrada 90% do trajeto .... Com álcool está fazendo uma média de 8,7 lt/km ...... Mas no uso dentro da cidade o consumo vai para 7,0 lt/km. O carro tem bom desempenho com álcool, na css quando é feita revisão o computador faz o diagnóstico simulando o desempenho com os dois tipos de combustíveis, e o álcool tem melhor desempenho.

RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - josebarbosa - 26/05/2015 18:46

Em complementação, pegando aqui em MG que as rodovias são bem ruins, em minha primeira viagem com ele consegui 8,5 km/l com etanol, na típica estradinha asfaltada para andar a mais ou menos 80 km/h, esticando até 100 nas poucas retas que costuma haver, e com um monte de quebra molas e cidadezinhas no meio do caminho.

Creio que numa boa pista duplicada poderia ganhar pelo menos 1 km/l, uma vez que a 6a ficaria engatada direto, e a diferença de rotação de 80 para 100 km/h é bem pequena.

RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - sobral30 - 07/06/2015 15:15

(10/06/2013 00:27)Calonga Escreveu:  Olá pessoal, alguém q tem o cobalt 1.8 LTZ automático, com motor já amaciado, pode me informar o consumo por litro de álcool em auto estrada?

Olha, se arrependimento matasse, eu já teria morrido.

Em 2013 comprei um LTZ 1.8 automático (modelo 2014), por achar que o modelo (Cobalt) era o de melhor custo-benefício do mercado, e desde então me deparo com um ALTÍSSMO consumo de combustível.

Ele está fazendo 4,4 km/l na cidade com álcool (pneus calibrados, dirigindo de forma não agressiva, ar condicionado DESLIGADO). Na gasolina dá 5.9 km/l. . Tem 22500 km até agora.

Já o levei em duas CSS aqui de São Paulo, três técnicos e até agora não acharam nenhuma solução. Um deles teve até a má-fé de dizer que o carro era econômico (todos nós sabemos que não é, independente desses meus valores).

Entrei em contato com o SAC, marquei uma nova avaliação em uma terceira CSS, vamos ver o que vai dar. Qualquer novidade, posto aqui.

Estou seriamente inclinado a me desfazer dele e comprar um Honda City.

NervosoNervosoNervosoTristeTristeTriste

RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - Careca - 14/06/2015 18:56

Meu 1.8 Aut, dirigindo com pé leve na cidade com trânsito intenso, faz média de 7 km/l. Na estrada com velocidade variando de 100 a 120 km/h faz 12,5 km/l. Não uso etanol!

RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - sobral30 - 16/06/2015 13:07

(07/06/2015 15:15)sobral30 Escreveu:  Olha, se arrependimento matasse, eu já teria morrido.

Em 2013 comprei um LTZ 1.8 automático (modelo 2014), por achar que o modelo (Cobalt) era o de melhor custo-benefício do mercado, e desde então me deparo com um ALTÍSSMO consumo de combustível.

Ele está fazendo 4,4 km/l na cidade com álcool (pneus calibrados, dirigindo de forma não agressiva, ar condicionado DESLIGADO). Na gasolina dá 5.9 km/l. . Tem 22500 km até agora.

Já o levei em duas CSS aqui de São Paulo, três técnicos e até agora não acharam nenhuma solução. Um deles teve até a má-fé de dizer que o carro era econômico (todos nós sabemos que não é, independente desses meus valores).

Entrei em contato com o SAC, marquei uma nova avaliação em uma terceira CSS, vamos ver o que vai dar. Qualquer novidade, posto aqui.

Estou seriamente inclinado a me desfazer dele e comprar um Honda City.

NervosoNervosoNervosoTristeTristeTriste

Levei hoje a outra concessionária (Nova Chevrolet - Vila Mariana - São Paulo capital). De cara o técnico me disse que era "normal" ele fazer esse consumo, iria apenas passar o aparelho para ver se detectava alguma alteração, pois não há o que fazer.

Vou pegá-lo hoje à tarde, mas de qualquer maneira estou muito desapontado e juntando dinheiro pra comprar um carro decente na próxima vez.

Fiz os seguintes testes, andando por uma semana nos mesmos trechos que costumo fazer no meu Cobalt, rodando com gasolina, ar condicionado ligado:

* [b]Corolla 2.0 automático 2012 de minha sogra: 8,0 km/l;
* Hb20 1.6 automático 2015 de minha mãe, ainda não amaciado, com apenas 2000 km: 10,1 km/l/l. [/b]

Decepção total com a Chevrolet.

RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - Fabio Diniz - 16/06/2015 16:22

O meu é 13/13 e tá com 25.000km, tá fazendo 9,5 a alcool na estrada, numa média de 120km/h, já na cidade, só Jesus na causa, o bixo faz 4,9km. Na gasolina fez 11,5km na estrada e 6,5km na cidade.