![]() |
|
Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - Versão para Impressão +- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-5.html) +--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html) +--- Tópico: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico (/thread-639.html) |
RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - sobral30 - 06/07/2015 14:19 (29/06/2015 21:36)edlegomo Escreveu: Vejo tanta gente reclamando do consumo do 1.8,não tem mistério,quem compra um 1.8 tem nas mãos um carro com um torque bem mais elevado se comparado com o motor 1.4,por isso vai beber bem mais,então há duas opções:ou compra um 1.8 e terá um carro mais esperto e beberrão,ou compra um 1.4 e terá um carro mais economico,porém mais lerdo,e ainda existe uma terceira opção:pode-se comprar tambem um 1.0 e o carro não vai consumir nada tambem não sairá do lugar. A questão é compará-lo com outros 1.8 automáticos. Aliás, muitos 2.0 automáticos são mais econômicos. Definitivamente, quem se importa com economia de combustível, seja por questões financeiras ou ambientais, não deveria adquirir um Cobalt com seu motor ultrapassado. Culpa minha mesmo.... RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - Marcatto - 06/07/2015 18:05 O motor 1.8l não é beberrão e nem ultrapassado, pois do contrário ele não estaria em conformidade com as atuais normas de emissões. Esse motor tem a vantagem de disponibilizar bom torque em baixa rpm (ao contrário do 1.4l), ou seja, pisando pouco no acelerador ele já entrega bom desempenho. O que faz o consumo dele ser alto na cidade é o conversor de torque da transmissão automática. Quanto a comparar consumos com outros modelos, deve-se levar em conta, antes de tudo, que cada motorista tem a sua própria metodologia (cada um de nós enfrenta um trânsito urbano diferente). RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - sidnei sales - 06/07/2015 19:00 Boa noite, andei de carona no 1,8 AUT, percebi que as trocas são feita com rotações bem baixas. Com 2000 RPM, na estrada esta com a 6 marcha, o problema que o motor tem que amaciar, como todo motor GM. Logo como as rotações do 1.8 AUT são baixas, ele vai demorar muito para soltar. Tiro pelo meu Cobalt 1,4, fazia 200km de GNv com 5000km, agora com 24000km ele esta fazendo 240km. Eu tive 3 carro zero da GM( corsa GL 1,6, Corsa Classic VHCe e o Cobalt), e todos ficaram mais econômicos e espertos depois dos 30000km, o meu é 1.4, eu piso mesmo para ter performance sem pena. No meu Corsa classic, foi assim e fiquei com ele por 5 anos, e vendi com 95000km. Fica aqui a minha opinião. RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - Paulo Pires - 07/07/2015 08:56 O motor 1.8 com cambio aut. sempre mantem um média elevada de consumo, e acho que é o preço do conforto, pois jamais esperei que ele fosse econômico! O meu mantem o mesmo consumo desde quando tirei da css, onde houve uma pequena melhorar após os 5k km; Mas ainda estou satisfeito com o conforto do carro! 5,50km/l na cidade 10,0km/l na estrada Sempre no álcool. RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - zelioalbernas - 07/07/2015 09:52 Comprei um LTZ 1.8 manual 12/13 a uma semana, na estrada registrou media de 13,5 a 15km/l com ar ligado ja aqui na cidade tem feito medias de 8,5 a 10km/l no alcool Ainda não abasteci desde que o peguei, ele estava com um tracinho acima de meio tanque e rodei uns 250km agora está com 3 traços no marcador e o computador de bordo ainda mostra uma autonomia de 110km Assim que abastecer vu tirar as medias na caneta, até o momento está excelente, Veho de um corsa 1.0 e fazia no maximo 10km/l na cidade com gasolina RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - sobral30 - 08/07/2015 00:27 Greenpeace cobra GM por motores defasados É a única fabricante de fora do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/20336/greenpeace-cobra-gm-por-motores-defasados 26/08/2014 Ativistas do Greenpeace realizaram na manhã da terça-feira, 26, manifestação em frente da sede da General Motors, em São Caetano do Sul (SP), para cobrar a melhoria da eficiência energética dos motores produzidos pela montadora. Atualmente, a GM é a única fabricante de veículos do País a não participar do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Com as mensagens “Bem-vindo ao passado” e “Carro moderno é carro eficiente” e motores deixados na frente da fábrica, os ativistas ironizaram o fato de a Chevrolet ainda estar no passado quando o tema é eficiência. “A Chevrolet ouviu nossa demanda, mas não nos escutou de fato. Enquanto isso prosseguir, continuaremos pressionando a empresa para que ela se comprometa com os consumidores brasileiros e com o meio ambiente”, afirma em comunicado Iran Magno, coordenador da campanha de clima e energia do Greenpeace. Em abril deste ano, a ONG lançou um desafio para as três maiores montadoras de veículos do País, entre elas a General Motors. Com base no estudo “Eficiência Energética e Emissões de Gases de Efeito Estufa”, feito pelo Greenpeace em parceria com a Coppe/UFRJ, a ONG pede para que a indústria automobilística brasileira se comprometa até 2021 em atingir as mesmas metas de eficiência energética seguidas pela União Europeia. Na prática, segundo o Greenpeace, isso significaria aumentar em pelo menos 41% a eficiência dos veículos brasileiros, tendo como base o ano de 2011. “Se os carros produzidos aqui tivessem tecnologia mais moderna, consumiriam menos combustível – economia equivalente a R$ 287 bilhões até 2030 – e também significaria que, em 2030, o Brasil teria emissões mais baixas que as de hoje, mesmo se a frota de veículos do País dobrasse, como é estimado”, aponta o estudo. O Greenpeace chegou a entregar em abril uma carta para o presidente da GM do Brasil, Santiago Chamorro, pedindo melhorias nos motores (leia aqui a última carta entregue). Mas a resposta, segundo Magno, foi evasiva. “Diante do pedido de modernização, a Chevrolet levou um mês para enviar uma resposta ao Greenpeace, mas foi como se não tivesse respondido. Na carta, a empresa mencionava acreditar já fazer sua parte e listava uma série de processos que adota em sua cadeia produtiva para mitigar impactos ambientais. No entanto, não havia nenhuma linha sobre como a empresa pretende melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo de combustível dos veículos que saem de sua fábrica.” O coordenador da campanha diz que, por falta de um posicionamento, a ONG decidiu se manifestar. “Decidimos vir até a Chevrolet para relembrá-la de que é hora de se modernizar e de investir na eficiência de seus veículos e deixar claro que não vamos aceitar falta de diálogo e de compromisso por parte da empresa.” RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - josebarbosa - 08/07/2015 10:40 (07/07/2015 08:56)Paulo Pires Escreveu: O motor 1.8 com cambio aut. sempre mantem um média elevada de consumo, e acho que é o preço do conforto, pois jamais esperei que ele fosse econômico! Eu sempre tenho receio de falar de consumo de carro, porque raramente vejo dados confiáveis. No Brasil, temos o estranho hábito de fingir que o carro gasta menos do que realmente. Para mim, média de combustível é bastante clara: encher o tanque até travar, andar, encher de novo até travar, preferencialmente no mesmo posto. Abastecer em postos de bandeiras confiáveis, pesquisar preços, mas sempre desconfiar do que está muito abaixo da concorrência. Meu cobalt ainda está com menos de 2000 km e já percebi absurda melhora. Moro numa região monhtanhosa e com péssimas estradas. São estreitas, curvas, pega muito tráfego, é cheio de quebra mola no caminho e ainda passar por dentro de cidades. Nestas condições, meu cobalt tem feito 9,3 km/l praticamente com etanol (adicionei 4 litros de gasolina, misturados ao estanol, porque está frio demais, mas não gosto do tal tanquinho). Aqui, muitas e muitas vezes o carro reduz para quinta porque não é possível manter 83~85 km/h que são o mínimo para ele sempre ficar em sexta. Dirigir no piloto automático é impossível. Vou comparar com o outro carro que tinha, que era um Celta. Se o ar estivesse ligado, ele fazia no máximo 10 km/l. Sem ar, na casa de 11, em situações idênticas e num caminho idêntico. O Cobalt é MUITO mais espaçoso, é um veículo naturalmente mais pesado, mas a viagem é bem menos cansativa e estimo que ele seja aproximadamente 10% mais rápido que o Celta, exatamente por retomar melhor e voltar mais rápido à casa dos 80~90 km/h após curvas, e de esticar mais nas (poucas) retas que existem. Detalhe que este carro eu dirijo de maneira tranquila. O Celta eu às vezes esguelava, até porque era 1.0. Quanto ao motor, tenho duas observações a fazer, até na condição de antigo crítico dele: 1) colocar um motor mais moderno, fatalmente, elevaria o custo final do veículo. Não duvido que você pagaria no mínimo uns 3 a 5 mil reais a mais apenas para ter um ecotec, que nem é uma maravilha de desempenho. E mesmo assim, duvido que a GM optaria por esta modernizada, porque fatalmente canibalizaria o Cruze. Da mesma forma, entre a concorrência, quem oferece um automático com pelo menos 5 marchas, ou cvt, por um preço semelhante? Novamente, para comparar em outro patamar, você está falando de veículos mais caros. 2) coloque o custo de manutenção. Já viu quanto custa a correia dentada dos Ecotec? A última vez que pesquisei, estava na casa de 600 reais. A do cobalt você acha em qualquer esquina (especialmente aqui em MG, porque há muitos carros da Fiat que usam o mesmo motor), por menos de 20 reais, bem como qualquer peça ou manutenção é fácil, rápida e barata, porque qualquer mecânico domina este motor até do avesso. Então, numa leve suposição de que você fique com o veículo 50.000 km; que você vai fazer uma única troca de correia; que o motor antigo faz 9,5 km/l com etanol, enquanto um motor "moderno" faria 11,5; etanol a R$ 2,39 o litro: Powertrain: R$ 12.578,94 de combustível, R$ 150,00 pela troca da correia (incluindo mão de obra); Total: R$ 12.728,94 ECOTEC: de 3 a 5 mil de custo inicial no veículo, R$ 10391,30 de combustível, R$ 800,00 pela troca de correia; Total:[b] Entre R$ 14.191,30 a R$ 16191,30 Isto tudo sem desconsiderar depreciação e valor de revenda. Podem falar o que quiser, mas o Powertrain é um motor que todos sabem defeitos e qualidades, e o brasileiro é um público extremamente conservador no que se trata de carro. [/b] RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - descent - 08/07/2015 12:52 Compartilho desse pensamento, é legal ter motores modernos, mas realmente a manutenção desse motor 1.8 é quase o mesmo preço da manutenção do CELTA 1.0. (exceto pela caixa de cambio e alguns filtros como o de ar que é mais robusto por ex), eu já tive celta, prisma e o cobalt tem realmente peças e manutenção barata. RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - Marcatto - 08/07/2015 15:13 (08/07/2015 00:27)sobral30 Escreveu: Greenpeace cobra GM por motores defasados Primeiro, reparem nesse trecho da reportagem: “Se os carros produzidos aqui tivessem tecnologia mais moderna, consumiriam menos combustível – economia equivalente a R$ 287 bilhões até 2030 – e também significaria que, em 2030, o Brasil teria emissões mais baixas que as de hoje, mesmo se a frota de veículos do País dobrasse, como é estimado”. Ou seja, a reportagem no início parecia dirigida apenas a GM, porém, depois generalizou para "os carros produzidos aqui". Por quê? Ora, todos os autos motores, de todos os fabricantes, são homologados e submetidos as mesmas normas de emissões do Proconve. Agora, se as normas aqui estão atrasadas em relação a Europa, por exemplo, não são culpa da autos fabricantes, que não possuem essa prerrogativa, é óbvio. RE: Consumo do cobalt 1.8 LTZ automatico - josebarbosa - 09/07/2015 18:42 (08/07/2015 12:52)descent Escreveu: Compartilho desse pensamento, É por isto que o carro tem tanto apelo com taxistas, por exemplo. Outro motivo de escolher o Cobalt tem a ver com a popularidade e "quilometragem" do GF6. Em tese, por ser o câmbio automático mais comum do país, custos de manutenção e peças tendem a cair. |