Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como testar fuga de corrente com Multímetro.
11/11/2013, 12:39 (Resposta editada pela última vez em: 11/11/2013 12:40 por ricardozambo.)
Resposta: #1
Como testar fuga de corrente com Multímetro.
[/color]Fique esperto, porque tem alguns técnicos safados da CC enganar os clientes ou jogar culpar por mau instalação de equipamento de som, vidro elétrico etc..., sem prova e nem testar a fuga de corrente, recomendo cada de um verificar do seu carro para ver se está consumido a fuga de corrente normal ou anormal.

Calculando este limite para uma bateria de (60 Ah) x 0,05/100, teremos 0,03 A ou 30 mA normal da fuga de corrente. ou veja manual de fabricante da bateria.

Procedimentos de teste
1) Se a bateria estiver descarregada, remova e temporariamente instale uma bateria em boas condições. Verifique se a partida e se todos os acessórios e sistema de alarme antifurto estão funcionando normalmente.
2) Verifique se a chave de ignição está desligada e as luzes internas estão apagadas. Feche todas as portas e acione o sistema de alarme antifurto para travar as portas.
3) Conecte o cabo positivo do amperímetro (ajustado em escala máxima) à base do cabo positivo da bateria, e o cabo negativo ao lado da presilha do terminal do cabo positivo.
• Verifique se o amperímetro é capaz de suportar no mínimo 20 Ampéres (20m)
4) Solte a porca da presilha do terminal do cabo positivo e, cuidadosamente, levante o cabo positivo, mantendo os cabos do amperímetro conectados conforme a etapa anterior (item 3).
5) Lentamente reduza o ajuste de escala do amperímetro e anote o valor.
6) O valor do amperímetro deverá ser abaixo de 29mA.
7) Se o valor do amperímetro estiver acima da especificação, inspecione visualmente o veículo. Verifique se a luzes acesas (inclusive no porta-malas), motores funcionando ou interruptores (ativação de relés),

Se não for detectada causa para drenagem excessiva de corrente parasita, remova um a um cada fusível ou disjuntor para determinar os circuitos que estão drenando corrente. Após identificar os circuitos, instale o fusível/disjuntor de circuito e remova os acessórios, os respectivos conectores de fiação elétrica (um a um) nos circuitos protegidos pelos fusíveis/disjuntores e anote o valor do amperímetro. Quando o valor for reduzido a 35 mA ou menos, após a remoção de um conector de fiação

[Imagem: d31h.jpg]

[Imagem: gve8.jpg]



Meu caso é pane elétrica:
Meu carro tive pane elétrica, o Guincho levou para CC, o Técnico disse que a bateria descarregou totalmente e precisou carregar e testou a bateria simples não verificou o teste de fuga de corrente, fiquei desconfiado, pesquisei muito na internet até youtube como testar fuga de corrente, eu mesmo verifiquei com o multímetro fiquei surpreso o meu carro ficou 60ma fuga de corrente! por isso descarregou da bateria, verifiquei tudo e descobri tirei o fusível do meu módulos de SOM (amplificador marca CORZUS não tinha botão ON/OFF) e abaixou para 30Ma como é consumo de fuga é normal do carro do cobalt por causa do alarme, vidro elétrico, computador a bordo, relógio etc. e verifiquei o meu radio desligado não consome elétrica mesmo ligado com o fio 12 v direto da bateria.

Boa sorte.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/11/2013, 14:20 (Resposta editada pela última vez em: 11/11/2013 14:21 por legnar.)
Resposta: #2
RE: Como testar fuga de corrente com Multímetro.
Parabéns pelo tutorial, tenho certeza que vai ajudar muita gente. É por isso que sempre que instalo módulos de som coloco uma chave on/off.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/11/2013, 18:24
Resposta: #3
RE: Como testar fuga de corrente com Multímetro.
Excelente tutorial, parabéns!

Administrador e Fundador
Cobalt Clube do Brasil
http://www.cobaltclube.com.br
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para fazer nossa comunidade crescer!

Hospedagem de sites é com a Essencial Host!
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes