Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Etanol ou Gasolina?
10/11/2013, 08:23
Resposta: #1
Etanol ou Gasolina?
Esta pergunta já fiz e sem querer a resposta padrão: "Se seu carro é flex, qualquer uma das duas funciona do mesmo jeito e não estraga seu carro. É só seguir o manual do seu carro."

As respostas boas foram:
"01. Mistura os 2;
02. Roda com gasolina que já vem 25% de Etanol e pronto;
03. Coloca 3 tanques de gasolina e 1 de Etanol;"

Bem, a gasolina Podium: R$3,79 em Fortaleza-Ce, melhor em vários aspectos, inclusive porque polui com 30ppm de enxofre e isso causa menos impacto ambiental, já que polui menos, pois a gasolina comum ou aditivada polui com 800ppm (não é 80 e sim 800ppm mesmo!). Para carros com taxa de compressão 10:1 ainda beneficia com mais potência. O Álcool usado na mistura é o anidro (fica laranja por isso) e é melhor que o Etanol "da outra bomba".

Então, para o carro a Podium é melhor, mas para o bolso, melhor deixar o motor estragar mesmo,rsrsrsr.

O que faço então:
Encho o tanque com Podium, rodo até 1/4 de tanque e completo com Etanol, rodando novamente até a metade e completo de novo com Etanol, rodo novamente até a metade e completo com Podium. Depois recomeço tudo outra vez...

A natureza agradece, mas estou atrás de saber se há outra forma na qual eu economize mais ainda e continue cuidando do motor e da natureza, rsrsr.

Também rodei vários postos de outras bandeiras e não encontrei a Premium (levemente inferior a Podium).
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
10/11/2013, 13:34
Resposta: #2
RE: Etanol ou Gasolina?
Olá Felipe!
E com esta alquimia, qual tem sido seu consumo, parcial, a cada mistura, e total, após ter completado todo o ciclo?

Mário Mendes

Cobalt Branco LTZ 1.4 13/14
A vida passa na estrada
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/11/2013, 06:41
Resposta: #3
RE: Etanol ou Gasolina?
Meu consumo não é referência, pois rodo sempre poucas distâncias e o trânsito aqui em Fortaleza tá "metro a metro".

Fica entre 4 e 5,5 km/l.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/11/2013, 08:30
Resposta: #4
RE: Etanol ou Gasolina?
Felipe, você abastece uma gasolina de quase R$4,00 e vem aqui pedir dicas de economia?

Eu acho luxo demais pagar R$3,80 em combustível... não se deve estar muito preocupado com o bolso... Estamos dirigindo Chevrolet Cobalt de até R$50.000, não BMW M3 de R$370.000

Mas enfim, a dica é: abasteça somente etanol ou somente gasolina (comum). Nunca vi nenhum carro ter bom rendimento com mistura dos dois. Sei á como funciona o sistema flez, mas ele deve puxar a queima pelo combustível "mais frio", causando um grande desperdício do outro.

Com etanol, meu Cobalt faz 9km/l. No seu caso, vai fazer ai uns 5 a 6km/l. Mas sei lá né, compensa infinitamente mais rodar 5km/l com etanol de R$2,00 do que 8km/l com gasolina de R$3,80...

Eu rodei nada menos que 55.000km no Prisma, em exatos 3 anos, antes de troca-lo pelo Cobalt. E ele nunca sentiu o gostinho de gasolina, porque sempre usei etanol, desde o começo. E nunca tive nenhum problema com ele relacionado a combustível, motor e nada desse tipo...

Gasolina Podium, Premium, Azul, Alta Octanagem, de avião e blá blá blá blá é para quem dirigi Audi RS4, Ferrari F355, Bugatti Veyron... Eu vou continuar é com eu "etanolzinho" de R$1,59, ou se um dia der curiosidade, coloco uma gasolina "comunzona" mesmo de R$2,59... E no dia que eu estiver dirigindo minha Enzo Ferrai e tiver fama de "Rei do Camarote", dai sim eu abasteço ela com gasolina Podium de R$4,00...

>>> Detalhes do Cobalt <<<
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/11/2013, 09:35
Resposta: #5
RE: Etanol ou Gasolina?
Danilo

Não rodo só com Podium não!

Misturo e o Etanol aqui tá 2,39 pra cima.

A dica que peço não é de economia a qualquer custo, pois pra isso seria gasolina comum mesmo. Já viu como fica teu motor com 1 ano de uso?

Mas o que perguntei foi a mistura ideal do Etanol com a Podium, pois comum não entra no meu carro.

A que eu faço não tem nenhum estudo ou regra, apenas tento não deixar o tanque só com o Etanol, pois ele resseca as peças, mesmo que o fabricante (obrigado por lei) dica que não estraga o motor.

Mas mesmo só Etanol, estraga menos do que a gasolina comum. O Etanol é hidratado e a álcool anidro da Podium é um álcool de melhor qualidade e sem água.

A Premium, levemente inferior a Podium e certamente mais barata, não encontrei a venda aqui na minha cidade.

Então resumindo:
Etanol + um pouco de Podium para não ressecar as peças e assim o motor também fica mais econômico, embora no meu caso, fazer mais com um litro não importa muito, pois rodo pouco e em engarrafamento. A gasolina só faz muito mais com um litro se rodar longas distâncias...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/11/2013, 11:05
Resposta: #6
RE: Etanol ou Gasolina?
Entendi Felipe. Cara, R$2,39 pelo etanol? karacas!!! Isso é um roubo!!! Por aqui a maioria dos postos fica na faixa dos R$1,59 a R$1,69, e eu já acho caro. A cinco anos atrás o etanol custava R$1,09, mas meu carro era só gasolina, kkkkk.

Mas enfim, eu já ouvi falar mesmo que a gasolina comum e até o etanol detonam o motor. E não duvido disso. Porém, eu quase nunca fico com um carro mais que três anos, e em três anos não chega a detonar nada, a não ser que seja realmente um combustível muito ruim!

Como eu disse, andei 3 anos no Prisma rodando 55.000km, só no etanol, e não tive nenhum problema por causa do combustível... e antes disso rodei quase três anos com o Celta, também uns 50.000km só na gasolina comum, e sem problemas. Além do Uno que também rodava na gasolina. E o Uno e o Celta eram usados, bem rodados, e duvido que o antigo dono tenha mexido no motor ou tenha usado combustíveis caros, com qualidade melhor.

Por isso que não acho que vale a pena cuidar tanto do carro, desembolsar rios de dinheiro com combustíveis especiais, aditivos e manutenções caras em um carro que não vai ficar comigo mais que três anos. Eu vou estar gastando dinheiro para os outros, pois que vai se beneficiar disso é o próximo dono, ou até o próximo do próximo.. A não ser que você pretenda ficar com o carro de 5 a 10 anos, não compensa...

Usar "qualquer combustível" vai reduzir a vida útil de 500.000km para uns 250.000km. Mas vamos lá, você realmente vai rodar 250.000km antes de vender???

Além disso, na hora de vender vão te pagar a mesma coisa, independente de estar com motor super conservado ou quase fundindo... Não vão te pagar nem R$0,01 a mais por causa do "bom uso" que você teve com o carro...

Mas enfim, cada um te uma visão diferente...

E sobre a pergunta do tópico, não sei responder qual é a melhor mistura, porque como eu disse, misturar sempre acaba desperdiçando algum dos combustíveis. Para o bolso isso com certeza não é econômico, e para o motor, não sei dizer...

>>> Detalhes do Cobalt <<<
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/11/2013, 11:16
Resposta: #7
RE: Etanol ou Gasolina?
Danilo:

Qual a sua cidade?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/11/2013, 11:21
Resposta: #8
RE: Etanol ou Gasolina?
Aqui em Vitóiria/ES a gasolina comum tá saindo em torno de 2,80 e o etanol em torno de 2,35 não compensando abastecer com etanal, e faz muito tempo que não compensa.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/11/2013, 11:22
Resposta: #9
RE: Etanol ou Gasolina?
Felipe-FCF,

Pelo que entendi você está buscando economia e também autonomia.
Há um cálculo fácil pra resolver esta questão:

Preço do Etanol Comum ou Aditivado/ Preço da Gasolina Comum ou Aditivado= Coeficiente X 100

Se der abaixo de 65, compensa abastecer com Etanol. Senão, com Gasolina.

Veja que o cálculo só é eficiente se for Comum com Comum ou Aditivado com Aditivado. Existe Etanol aditivado, neste caso compara-se com a Gasolina Aditivada.

A gasolina Podium da BR ou a Evolux da Shell, não dá pra ser comparada, pois trata-se de um combustível com octanagem maior e preço elevado. Mas é o melhor combustível que tem no Brasil.

O mesmo combustível é vendido pelos "hermanos" à R$ 2,00.

Anderson Herling

Cobalt LTZ Advantage 1.8 13/14
Vectra CD 2.2 16V 00/01
Visitar o website do usuário Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
11/11/2013, 23:10 (Resposta editada pela última vez em: 11/11/2013 23:12 por danilocps87.)
Resposta: #10
RE: Etanol ou Gasolina?
Felipe, sou de Campinas/SP. Aqui o Etanol comum fica na faixa de 1,59 até 1,79. O tal Etanol "aditivado" custa sempre uns 0,10 a mais que o comum, mas é meio difícil de achar, só em postos da Shell, que são poucos por aqui. E eu realmente tenho duvidas se existe esse tal etanol aditivado ou se é só uma jogada da Shell para cobrar mais... Afinal, só ela que tem...

A gasolina comum vai de 2,49 até 2,69, e para a aditivada é o mesmo esquema, em torno de 0,10 a mais que a comum...

Já as gasolinas especiais, como Podium, Evolux, etc, são muito dificeis de achar por aqui. Só alguns poucos postos que tem elas. Não sei o preço atual, mas a ultima vez que vi uma em um posto BR estava custando 2,79 contra 2,39 da comum. Se manter essa diferença até hoje, deve estar custando em torno de 2,89 a 3,09...

Herling, essa conta para mim sempre deu mais, em torno de 72%. Apesar de eu não usar gasolina, se eu pegar o meu consumo com etanol e dividir pela média que o pessoal relata na gasolina, sempre dá entre 70 a 72%. Quando tinha o Prisma era a mesma coisa, a conta dava 71%...

Ou seja, como eu pago sempre R$1,59 no etanol (em postos Ipiranga ou BR), para compensar trocar pela gasolina, ela deveria custar no máximo 2,19... E duvido que um dia volte a custar isso...

Porém, eu subiria essa conta para uns 80%, para compensar a queda de torque e potencia da gasolina em relação ao etanol. Lembro que nas unicas duas ou três vezes que abasteci o Prisma com gasolina, ele perdeu arrancada e ficou meio "xoxo" nas retomadas. Esse é mais um motivo de eu preferir o etanol, deixa o carro mais esperto.

>>> Detalhes do Cobalt <<<
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Gasolina Adulterada marcio oshie 0 2.283 30/12/2018 16:10
Última Resposta: marcio oshie
  Abertura elétrica da tampa do tanque de gasolina Missie 5 24.035 21/07/2016 17:46
Última Resposta: Leandro Szanto
  Etanol - Faz muita diferença no desempenho? cesarmk 12 17.108 13/08/2014 16:17
Última Resposta: Alcir Andreoni
  Gasolina matheus25 3 7.221 13/11/2013 19:25
Última Resposta: Admin

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes