Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[funilaria] Como remover riscos na lataria
19/06/2013, 01:13 (Resposta editada pela última vez em: 19/06/2013 22:10 por Admin.)
Resposta: #1
[funilaria] Como remover riscos na lataria
Boa noite, conforme havia prometido, vou explicar o procedimento que realizei para remover ou tapear os riscos feitos no meu Cobalt, um pouco atrasado, mas peço desculpas a todos que por um acaso ficaram esperando esta explicação. Lembro a todos que as ações aqui descritas são por conta e risco de cada um, isento-me de qualquer responsabilidade de algum possível dano cometido.
Primeiro as fotos dos riscos feitos no meu carro, (desculpe amigo Horatio por algum erro que eu venha a cometer na postagem deste tutorial.):

[Imagem: tscj.jpg]

[Imagem: bvqt.jpg]

[Imagem: 0d9l.jpg]

Bom, como descrevi no início do tópico, o custo do material usado não excede R$ 50,00 e é encontrado em qualquer loja de tintas, desconsiderando é claro a furadeira e a mão de obra que cada um avalia na forma que achar mais conveniente. A seguir o material usado, (eu tenho mais fotos de todo o procedimento, porém só é permitida a postagem de dez fotos no tutorial):
Lixa d’água 2000;
Massa de Polir Nº2;
Estopa para Polimento;
Boina para Polimento Ø5”;
Todo o Procedimento deverá ser realizado na sombra, com a superfície do carro fria e limpa.
E agora mão na massa, isso vale para onde o risco é superficial, (somente no verniz). Primeiro com um pedaço pequeno de lixa e muita água, lixe o risco levemente, de preferência expanda a área lixada cerca de 10 cm para cada lado do risco para uniformizar a pintura. O resultado é um pouco assustador, pois a lataria do carro fica completamente fosca, mas não se intimide, lixe até perceber que o risco desapareceu. Vale lembrar que se o risco for muito profundo, ele não vai sair, a camada de verniz é fina e se o lixamento chegar na tinta ai o dano será maior.

[Imagem: ug5l.jpg]

No meu caso uma parte do risco chegou quase na lataria, atravessando o verniz e a tinta, aí valeu um pouco a criatividade, mandei fazer um pouco de tinta na cor do carro, 100 ml apenas que é mínimo que loja consegue manipular, e com um palito de dentes, isto mesmo, não precisa rir, preenchi o risco. Foram necessárias três demãos com um intervalo de 15 minutos entre elas. Depois da tinta seca, cerca de 1 hora depois, ai sim lixei novamente encima do risco até não sentir mais ele.
Depois de lixado é hora de aplicar a massa de polir, eu usei a furadeira com a toca de polimento, mas o ideal é uma politriz, porém manualmente também é possível, mais trabalhoso, mas o resultado final também é aceitável. Sempre colando uma pequena quantidade de massa na toca e controlando a velocidade e a pressão, deve-se fazer movimentos uniformes e contínuos em toda a área que foi lixada. Este procedimento deve ser realizado até que se perceba que o brilho tenha voltado parcialmente.
Após a aplicação da massa de polir, a lataria deverá ser limpa para retirada de qualquer resíduo que possa ter ficado e só depois então deverá ser aplicada a cera para o polimento final. No meu caso eu usei a cera rápida da 3M juntamente com o papel de polimento 3M e confesso que este conjunto vale cada centavo gasto. No caso da aplicação da cera, este procedimento foi feito a mão mesmo.

[Imagem: quwj.jpg]

E enfim o resultado final, vale lembrar que onde o risco foi muito fundo, ainda ficou algum vestígio dele, mas nada se comparando com a aparência que estava antes.

[Imagem: 30ex.jpg]

[Imagem: 7xs1.jpg]

[Imagem: v759.jpg]

[Imagem: p20b.jpg]
Espero que este tutorial possa ajudar a todos que desejam manter a conservação e beleza de seus carros. Quaisquer dúvidas fiquem a vontade para perguntar. A todos uma boa sorte.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
19/06/2013, 08:58
Resposta: #2
[dividir] Riscos na Lataria3
Ótimo tutorial. Parabéns e obrigado pelas dicas. Só uma dúvida: você disse que mandou fazer 100ml de tinta pro seu carro, mas pelas fotos, o carro é preto, então não deve haver uma enorme variedade de tonalidades possíveis pra tinta. Mas e no caso de um carro com pintura metálica? Uma loja de tintas comum consegue produzir algo próximo do original?
19/06/2013, 10:04
Resposta: #3
RE: Riscos na Lataria
Bom dia a todos, que bom que gostaram do tutorial, respondendo a pergunta do Descent, eu mandei fazer a tinta em uma loja especializada em tintas aqui da minha região, hoje em dia é muito comum esse tipo de serviço.
Quanto a pergunta do Filipe, para cores metálicas ou vivas como vermelho, amarelo, etc. teria que levar o carro junto para a loja, desta forma fica mais fácil achar a tonalidade certa. Porém geralmente as lojas de tinta possuem uma tabela com todas as montadoras e suas respectivas cores padrões, aí facilita bastante. Abraço a todos
19/06/2013, 11:24
Resposta: #4
RE: Riscos na Lataria
Parabéns, CJB, pelo serviço de "Mestre".
19/06/2013, 22:07
Resposta: #5
RE: [funilaria] Como remover riscos na lataria
CJB, parabéns pelo tutorial, ele foi movido para a área de tutoriais e modifiquei o título!

Administrador e Fundador
Cobalt Clube do Brasil
http://www.cobaltclube.com.br
Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para fazer nossa comunidade crescer!
20/06/2013, 11:02
Resposta: #6
Ficou perfeito!
Mas dá medo só de pensar em passar uma lixa na pintura e errar a mão, se o cara tem mão pesada, vai tirar tinta, hehe.
Vc é corajoso, bom trabalho.

COBALT LT 1.4 2012/2012
21/06/2013, 21:42
Resposta: #7
parabéns cara, tenho uns risquinhos mínimos no meu, mas falta a coragem q vc tem...rsrs
07/09/2013, 09:26
Resposta: #8
CJB, parabéns pela coragem e iniciativa.
Tenho um LTZ 13/13 "pretoooo" e só de olhar risca.
Uma dúvida, a cera 3M que vc comentou elimina pequenos riscos bem superficiais e leves?
Abraço!!
Hein
11/09/2013, 12:20
Resposta: #9
Ficou MTO bom o trabalho, tenho 2 riscos no meu carro(preto tb) que to com contade de fazer esse procedimento, otimo tutorial.
10/10/2013, 12:57
Resposta: #10
Olá!
Muito obrigado pelo tutorial! Excelente trabalho!

Gostaria de saber como remover risco no para-choque. O mané aqui foi manobrar o carro e ralou o para-choque na coluna (e olha que eu tomo o extremo do cuidado!). Fiquei muito furioso com isso (pra não falar outra coisa).

o que posso fazer para tirar os riscos do para-choque. O meu cobalt é preto também!
Obrigado!
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  [TUTORIAL] Como colocar fotos e imagens no fórum Admin 10 63.426 18/01/2021 19:43
Última Resposta: Admin
  Como fazer higienização do ar condicionado do seu carro, proteja sua família! Admin 0 5.074 18/01/2021 19:41
  Como evitar barulhos no console e porta trecos maiconramones 20 59.069 27/07/2020 07:20
Última Resposta: maiconramones
  Como calcular consumo de combustível, fórmula infalível! Admin 0 5.813 01/06/2020 00:22
  Como fazer revisão no carro para viajar com segurança nessas férias Admin 0 6.641 28/12/2018 21:24
  Como trocar borracha do limpador para-brisa traseiro e dianteiro Admin 0 5.680 05/11/2018 18:34
  Como limpar o sistema de freio a disco do carro Admin 0 6.192 01/10/2018 19:30
  Como verificar o desgaste da pastilha de freio do carro Admin 0 5.843 24/09/2018 19:20
  Como instalar o filtro de ar esportivo da Inflow em seu carro Admin 1 8.693 25/04/2018 20:37
  Como colocar Koube Perfect Clean no carro Admin 0 5.562 26/02/2018 20:11

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes