![]() |
|
Caixa sub no porta-malas pra tocar "dentro" - Versão para Impressão +- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-5.html) +--- Fórum: Som Automotivo (/forum-9.html) +--- Tópico: Caixa sub no porta-malas pra tocar "dentro" (/thread-658.html) |
Caixa sub no porta-malas pra tocar "dentro" - Filipe Fernandes Machado - 18/06/2013 15:24 Olá. Sou novo no fórum e tenho um LT 1.8 2012, comprado em setembro. Procurei um tópico existente onde pudesse encaixar minha pergunta, mas não achei nenhum adequado. Primeiro, deixa eu dizer o que tenho no carro: Instalei um CD Pioneer DEH-3UB que veio do meu carro anterior e dentro das minhas limitações financeiras, optei por instalar 2 pares de falantes NAR 6". Recomendo essa marca - me pareceu superior a bravox, pioneer e selenium e infinitamente superior a esses kits ridículos da bomber que as concessionárias tentam nos empurrar. Coloquei um par de coaxiais nas portas traseiras, mas nas dianteiras fiz diferente: coloquei um par de mid-bass no compartimento padrão e um par de tweeters bravox na parte de cima das portas, próximo à alavanca de regulagem dos retrovisores, em ângulo de 45º, direcionados para a altura da minha cabeça. Fez uma diferença incrível, considerando que os agudos "gostam" de viajar em linha reta e eu não tenho ouvidos nas canelas, he he... Em matéria de fidelidade sonora, ficou ótimo, mas ainda assim, os graves deixaram a desejar, já que as portas não servem de caixa de ressonância tão bem como o porta-malas (saudades do velho siena). Eu tinha um sub slim de 8" que morava sobre a tampa traseira do siena e era empurrado por um amp mono bem simplório. Como ficava dentro do carro e eu não queria som estupidamente alto, me atendia bem. Só que enquanto no siena, esse sub slim se encaixava perfeitamente sobre a tampa traseira, no Cobalt, o formato e a inclinação dessa tampa inviabilizaram a instalação. Montei esse sub no porta-malas e ele simplesmente sumiu. Ligado ou desligado não fazia a menor diferença, de tão fraco. Daí, providenciei uma caixa selada com um sub bravox de 400w. Só que o problema continua. Se eu abro o porta-malas, saio do carro e vou lá conferir, percebo que o sub tá bombando. Mas de volta ao interior do carro, pouca coisa chega lá dentro. Daí, pensei em fazer uns buracos na tampa traseira no formato de dois falantes 6x9" e tampar com telas, na esperança de que um pouco dos graves gerados no porta-malas passe por ali e chegue dentro do carro. Vocês acham que pode funcionar? Ou alguém tem uma opinião de algo melhor? RE: Caixa sub no porta-malas pra tocar "dentro" - alvaroneto - 18/07/2013 17:46 Filipe: Realmente voce tem razão. As portas não oferecem sons graves ideais. Resolvi o problema instalando um subwoofer de 8 polegadas acoplado a um amplificador mono. Ficou ótimo. Alvaro Neto. RE: Caixa sub no porta-malas pra tocar "dentro" - rfbliu - 19/07/2013 00:51 Olá, Aqui resolvi esse problema do sub não responder direito usando o modo Reverso nas configurações de Sub do Pioneer. Outra coisa importante é que minha caixa dutada está encostada no banco traseiro com falante virado para a traseira do carro. Bomba bem a ponto de tudo estremecer no carro....rs []'s RE: Caixa sub no porta-malas pra tocar "dentro" - cobalt18 - 26/07/2013 12:32 Pessoal, só lembrem q a vibração gerada pelos subs, se for muito forte, pode gerar folgas nos encaixes das peças de plástico das portas e porta-malas Falo isso de experiência própria, pois percebi q no carro q eu tinha, depois do som tão forte, ficou com tanto barulho q tava pior q carro q anda na roça, cheio de folgas. Eu usava dois falantes de 10" com uma potência de 800w rms. No Cobalt nem cogito sub por medo disso acontecer. |