![]() |
|
UP NO MOTOR DO COBALT 1.4 - Versão para Impressão +- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-5.html) +--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html) +--- Tópico: UP NO MOTOR DO COBALT 1.4 (/thread-2273.html) |
UP NO MOTOR DO COBALT 1.4 - RODRIGO ANGELINI - 16/02/2016 18:43 OLA, GOSTARIA DE DEBATER, E TROCAR IDEIAS SOBRE COMO MELHORAR O MOTOR DO COBALT 1.4 tenho meu cobalt a 1 ano, ele saiu da garantia em janeiro, como ja andei lendo e pesquisando um pouco, chips de potencia, nao funcionariam bem pra se ter um bom resultado no motor 1.4. tive uma ideia, mas como moro em uma cidade pequena, por aqui nao temos alguem especializado em preparação de motores. a ideia eha seguinte: sera q ficaria bom para aumento de potencia e torque do cobalt 1.4, a troca dos bicos injetores pelos bicos do 1.8, (ja verifiquei, eles servem), a troca do comando de valvulas, e a preparação do cabeçote, nao rebaixando, pois o proprio 1.4 ja eh taxado quase ao limite, mas sim polindo as entradas e saidas para obter melhor fluxo de ar, e junto a isso colocar um filtro de ar esportivo. sera q essas alteraçoes melhorariam uns 10 a 15% do desempenho do nosso 1.4, diga-se de passagem q eh um bom motor, mas insuficiente para puxar o cobalt. com peso elevado e pneus 195. desde ja agradeço a atenção de todos. Att. Rodrigo RE: UP NO MOTOR DO COBALT 1.4 - sidnei sales - 16/02/2016 20:27 Se sua cidade não tem teste de gases como no Rio de Janeiro, retira o catalizador e manda fazer uma descarga dimensionada, com certeza vai ganhar vários cavalos. Certos sites dizem que o catalizador retira de 4 a 6 cv de potencia do motor. Pesquise essas informações. RE: UP NO MOTOR DO COBALT 1.4 - Marcatto - 17/02/2016 02:21 Se $$$ não fosse o problema, eu pensaria em trocar o motor pelo 1.8l, que, por também equipar a linha Cobalt, creio que não seria muito complexo. Ou então eu cogitaria turbinar. Isso sem falar em trocar de carro .... RE: UP NO MOTOR DO COBALT 1.4 - kiko.melo - 18/02/2016 12:04 Não sei o 1.4, mas o meu 1.8 tinha 2 catalisadores, medindo a contrapressão dos gases de escape logo na saída do motor (antes do primeiro catalisador) chegava a passar de 0,3 bar, isso é muita restrição. Faça um coletor 4x1 ou 4x2x1 e o restante do escape pelo menos em 2" até o final. Um catalisador sozinho rouba por baixo 5% de potência de um motor. Uma alteração que dá muito resultado mexendo em cabeçote é o aumento da taxa de compressão, hoje rodo com 13,8:1 só no alcool, bem mais que os 12,4:1 do teu motor 1.4 e rodo sem problemas. Polir dutos, esmerilhar válvulas, não mexeria, pois se não fizer direito pode até piorar. Uma opção boa seria montar um bloco 1.8 nesse teu cabeçote 1.4 (que é idêntico ao do 1.8, só que com câmara de combustão menor) daí consegue uma taxa de compressão boa, para rodar só no alcool. Alimentação o ideal é você colocar uma central e bicos do 1.8, pra funcionar perfeito, ou tem a opção de manter a sua e colocar bicos maiores (astra flex por exemplo) mas lembrando sempre de medir a sonda para saber como está a mistura, e a necessidade de reabrir os furos do bico caso não esteja alimentando corretamente. Se quiser mexer com comando maior (carro fica beberrão e ruim de andar nas RPMs mais baixas), aí é melhor partir para uma injeção programável. Uma coisa é certa, carro aspirado o custo R$/hp é muito alto. Se quer potência, rápido, com bom custo benefício, nada substitui um turbo compressor. Com 0,8 bar teu carro chega perto dos 200cv, mais que isso o risco de quebra fica grande, tem que partir para reforços de motor e etc. Meu Gol G5 1.6 2011 rodava com 0,9 de pressão e deu 260cv, só alegria. Dá uma olhada no meu tópico da seção GARAGEM, lá tem todas as modificações que fiz no meu 1.8 http://www.cobaltclube.com.br/thread-2073.html Na boa, troca de carro e pega um com motor maior! Qualquer dúvida entra em contato. Abraço. |