![]() |
|
Marcador de Gasolina Cobalt - Versão para Impressão +- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-5.html) +--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html) +--- Tópico: Marcador de Gasolina Cobalt (/thread-1302.html) Páginas: 1 2 |
Marcador de Gasolina Cobalt - Mateus Bonard - 18/02/2014 13:15 Pessoal,boa tarde. Estou com uma dúvida relacionada ao marcador de gasolina, ele é dividido em 12 traços, pesquisei que o tanque comporta 54 litros. Fazendo as contas chega-se no resultado de 4,5 litros por traço. Alguém sabe se o valor dos traços é igual ou existe diferença entre as áreas do marcador? Na foto abaixo demonstrarei as áreas. ![]() Abraços RE: Marcador de Gasolina Cobalt - marcelok5 - 18/02/2014 13:43 Esse assunto é tão complexo que acredito que nem a gm deve saber... O que foi unânime aqui no fórum é que os primeiros pontinhos duram bastante, uns 100~150KM, depois eles começam a sumir rapidinho. Aliás, eu ainda tenho dúvidas sobre a reserva. Alguns falam que quando acende a luz laranja, quer dizer que já entrou na reserva, e quando começa a piscar o full fuel quer dizer que a reserva está acabando. Outros já falam que quando acende é pq está prestes a entrar na reserva e quando pisca é pq entrou na reserva. RE: Marcador de Gasolina Cobalt - Virm - 18/02/2014 14:13 Mateus, Esses marcadores de combustivel nao sao 100% precisos, pense que o combustivel fica balançandono tanque, mtas vezes o carro fica inclinado e qdo esta completamente cheio a boia fica pressionada contra o teto ( imersa precionada sob o teto) qdo desce consideravelmente o nivel ela vai ficar sobre o combustivel e ainda sim precionada contra o teto, ai so depois de ter gastado uns 10 litros aproximadamente que ela vai descolar do teto e vai descer um tracinho, entao procure sempre esta marcando kilometragem do seu veiculo a cada abastecimento, pra baseado na autonomia vc saber que tanto de combustivel vc ainda tem. Diga: chegou no fill fuel corra pro posto mais proximo e evite andar na reserva RE: Marcador de Gasolina Cobalt - Neycob - 18/02/2014 15:12 Meu carro já acendeu o "FILL FUEL" no computador de bordo com 2 risquinhos sobrando, outro dia, com apenas 1 risquinho sobrando, o aviso de combustivel do painel nem havia acendido, acendeu apenas depois de uns bons minutos. O Fill Fuel ainda demorou uns 15 minutos para aparecer após acender o alerta no painel... Vai entender. RE: Marcador de Gasolina Cobalt - andrebald - 18/02/2014 15:17 eu ja andei com a luzinha acesa por 30km...ai fui completar e entrou 54litros..axo que entram 58litros no total pelo que eu sei.. tbm,notei que nem disse o amigo ai encima,completado ando em media 175km ate sair o primeiro risquinho..depois pega embalo e vai rapidinho...kkkk RE: Marcador de Gasolina Cobalt - Flavio - 18/02/2014 20:11 Nunca vi marcador que combustível que fosse linear. Duvido que na metade do marcador tenha exatos 27 litros. Reza a lenda que da metade para baixo desce mais devagar, pelo menos no analógico. Aqui tem literatura mas não tenho tempo para ler. http://www.automotiva-poliusp.org.br/wp-content/uploads/2013/08/Calasso-Daniel-Franklin.pdf RE: Marcador de Gasolina Cobalt - giglema - 18/02/2014 22:48 Olá galera! Também estava cheio dessas dúvidas, até mesmo porque instalei o adaptador ODB e queria saber quem estava certo ou errado. Depois de vários testes e cálculos cheguei a seguinte conclusão: o tanque pega um pouco mais de 56 litros, totais. Quando começa a piscar é porque ainda tem uns 2,5l, no máximo, e quando acende o laranja tem em torno de 5l ou menos. A quantidade de quilômetros que faltam vai depender da relação km/l do instante. Mas, o que mais me impressionou foi a precisão do cálculo de autonomia, podem confiar no computador de bordo. Quando ele disser que você tá fazendo 10km/l, pode acreditar. Para verificar a quantidade de combustivel é simples, zere tudo ao completar o tanque, a partir daí verifique no marcador quanto você percorreu e quanto falta para acabar o combustível, assim você terá sua autonomia total, se nesse instante você dividir este total pelo valor de km/l mostrado no computador, a capacidade total do tanque será encontrada, que é um pouco maior que 56l. Para ter uma ideia numérica de quanto combustível ainda tem no tanque, basta tirar o valor percentual do valores mostrados, assim: divida valor de km que faltam pra acabar, que é mostrado no computador de bordo, pelo valor da soma calculado anteriormente, este será o valor percentual de combustível, multiplique por 56, que é o total do tanque e terá o valor aproximado de combustível no tanque. Note que, como citado nas mensagens anteriores, é necessário que já se tenha rodado alguns quilômetros para que o computador possa fazer a média correta e o carro em movimento ou inclinado vai dar um valor falso também. A forma como o frentista completa também influência, eu só deixo disparar o gatilho duas vezes, aí encerro. O ideal é depois de rodar alguns quilômetros (quanto mais, melhor), parar o carro em um local plano por alguns minutos e depois fazer o cálculo. E os tracinhos servem pra dar uma ideia, mas não são precisos. Espero que tenha ajudado e que a explicação não esteja muito confusa. RE: Marcador de Gasolina Cobalt - Tiburfi - 18/02/2014 23:14 Por 3 vezes eu abasteci depois de andar com o carro uns 20km com a mensagem Fill Fuel. Depois de abastecer 25L, o marcador chegou exatamente no meio, portanto eu tenho certeza que ele é preciso e que diminui linearmente, sem diferenças da parte superior dos 25L ou inferior. Quando vc abastece, consegue encher mais de 54L por causa do duto de entrada do combustível, eu acho que só ali deve caber mais de 2L, porque o cano é bem grosso. RE: Marcador de Gasolina Cobalt - danilocps87 - 19/02/2014 02:16 Esse marcador não é confiável. Os primeiros traços duram bastante, mas depois que passa da metade, vai mais rápido. O meu Cobalt 1.8 sempre anda uns 420km com um tanque cheio de etanol. Isso quer dizer que depois de andar 200km, ele deveria estar na metade, correto? Porém, as vezes só chega na metade depois de rodar 300km. E depois os outros tracinhos somem rápido, andando os 120 km restantes. Sobre a reserva, não são os 3 ultimos não. É apenas o ultimo. Mas é melhor você acompanhar pelo marcador de autonomia. Quando a autonomia chega a 45km, ele acende o marcador amarelo de "reserva" (geralmente tem apenas 1 traço no marcador nesse momento). Quando chega na autonomia de 30km, dai começa a piscar o "Fill Fuel" (geralmente já não tem mais nenhum traço no marcador nesse momento). Ou seja, quando sumir todos os traços, você ainda roda uns 30km antes do carro parar. RE: Marcador de Gasolina Cobalt - Leofarra - 27/02/2014 18:30 Bom, dificil de falar, com tantas certezas, mas vai mais uma, ontem vim a Patos de Minas, 390km de BH, enchi o tanque e a primeira barrinha baixou apos 150 km, as outras baixaram após 50 km incrivelmente baixaram por igual, por isso as vezes me pergunto se nao marcam certo mesmo, eu sei que, no painel mostrou uma 15km/l e cheguei aqui com mais de meio tanque. |