Cobalt Clube do Brasil
Luz de posição traseira (lanterna) - Versão para Impressão

+- Cobalt Clube do Brasil (https://www.cobaltclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-5.html)
+--- Fórum: Motor e Elétrica (/forum-7.html)
+--- Tópico: Luz de posição traseira (lanterna) (/thread-1197.html)

Luz de posição traseira (lanterna) - Cleber - 06/01/2014 16:26

Não sei se isso já ocorreu com algum de vocês, ou tenham percebido isso.

Há alguns dias notei que a luz de posição do meu Cobalt, traseiro lado esquerdo era mais intensa do que o lado direito.
Desmontei a lanterna e pude constatar que a lâmpado da luz de freio e da luz de posição eram do mesmo modelo, P21W. Acontece que a luz de posição usa uma lâmpada P21W/5W (dois polos, não sei porque dois, se apenas um acende). Então desmontei a lanterna do lado direito e estava correto conforme o manual.

Fui até a css para reclamar do fato, mas eles me negaram atendimento alegando que eu desmontei a lanterna para por led na lâmpada de ré e eu mesmo poderia ter feito a troca da lâmpada da luz de posição.

Então tive que comprar em uma auto elétrica a lâmpada correta para por na luz de posição.

RE: Luz de posição traseira (lanterna) - Felipe-FCF - 06/01/2014 17:07

Não sei em relação ao direito que temos, mas isso aí prova a dificuldade que eles colocam se dermos uma desculpa.

Por isso que tudo que faço é nas CSS. Mas me pergunto se esses 3 anos de garantia fazendo tudo na CSS se não sai mais caro ainda do que consertando fora?

Seria até interessante dar uma garantia de 1 ano com uns 10.000,00 de desconto, rsrsrs

RE: Luz de posição traseira (lanterna) - marcelok5 - 07/01/2014 07:06

Tem algo de errado aí. As luzes de posição DEVEM de 5w e brilham na mesma intensidade. O que acontece é que uma delas também possui um filamento de 21w para servir de luz de neblina traseira. Já comentaram isso aqui, e mais estranho do que só uma das lâmpadas serem bi filamento é o fato de que que ela foi abandonada no projeto e não funciona. A mesma coisa vale para as da frente, elas são bi filamento mas só o de 5w acende.

O que deve estar acontecendo é a lâmpada estar invertida alimentando o filamento errado. Ou mal encaixada alimentando os 2 filamentos. De uma mexida que deve ser coisa boba

RE: Luz de posição traseira (lanterna) - Cleber - 07/01/2014 10:53

Marcelo,

Sim, existia algo errado, a luz de posição traseira do lado esquerdo do meu cobalt, estava com uma lâmpada de apenas um filamento com 21W, o mesmo modelo usado na luz de freio.

Era para ter uma lâmpada com dois filamentos, um de 21W e outro de 5W, onde só o de 5W acende.
A css não quis trocar a lâmpada para o modelo correto, alegando que fui eu quem pode ter feito as inversões, por coloquei led na luz de ré.

RE: Luz de posição traseira (lanterna) - danilocps87 - 07/01/2014 21:04

Interessante... Hoje eu estava dirigindo atrás de um Cobalt preto que estava com as luzes ligadas, e consegui perceber nitidamente que de um lado estava mais brilhante que do outro...

Ou seja, o problema das luzes diferentes é um defeito de muitos Cobalts. Qualquer hora vou prestar atenção no meu para ver se também tem essa diferença...

RE: Luz de posição traseira (lanterna) - marcelok5 - 08/01/2014 09:51

Tudo bem que você já trocou a lâmpada e resolveu por conta própria. Mas se não tiver fazendo nada eu voltava na css e dava uma olhada nos cobalt do show room só pra ver se a lâmpada acende diferente. Se a chave não tiver no parasol eu pediria com a desculpa de ver o computador de bordo. Aí, se tivesse diferente eu iria educadamente no cara que te negou a troca e falava: Acho que alguém andou mexendo na lâmpada de ré do cobalt do showroom também.

RE: Luz de posição traseira (lanterna) - danielsouzabj - 21/09/2018 20:40

Tenho um Cobalt LTZ 2013 Automático que comprei recentemente e também não entendi porque a lanterna de baixo tem lâmpadas de dois filamentos se só ascende o de 5w. No princípio pensei que fosse pra farol de neblina traseiro, mas não há local para acionamento.