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Líquido de Arrefecimento do Motor
01/10/2013, 01:35
Resposta: #11
RE: Líquido de Arrefecimento do Motor
(30/09/2013 08:40)Ronaldo Escreveu:  Se estiver vazando para dentro do cilindro, o óleo fica esbranquiçado e espumando. Verifica lá.

Nem sempre o óleo vira "café com leite" cremoso... as vezes o vazamento é tão pequeno que essa água evapora com o calor do cilindro antes mesmo de entrar em contato com o óleo.
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11/10/2013, 14:35 (Resposta editada pela última vez em: 11/10/2013 14:36 por MateusEM.)
Resposta: #12
RE: Líquido de Arrefecimento do Motor
Carros são máquinas. Máquinas estão sujeitas a falhas. Caso você tenha precisado completar UMA VEZ o nível do fluído de arrefecimento e o nível se manteve estável, esfrie a cabeça.
Ao contrário se o seu carro nunca tenha sido batido, a tampa do reservatório de água esteja bem colocada e sem trincas ou rachaduras, e você não tenha percebido manchas laranja-avermelhadas no chão, em alguma mangueira ou outra parte do carro e ainda assim o nível do fluído de arrefecimento baixa, amigo, corre para a concessionária, por que aí é quase certo que a água está indo para o óleo e o negócio complica.
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12/10/2013, 18:32
Resposta: #13
RE: Líquido de Arrefecimento do Motor
Fui na concessionária. Testes realizados e inspeção visual não detectaram problemas. O motivo de ir baixando aos poucos é porque tem um respiro no tanque de expansão (?!), e o mecanico me disse que por conta disso, alguns outros modelos tbm tem esse probleminha de ir baixando o nivel devagar, por conta do vapor que aos poucos vai saindo.

Se não baixa tanto , provavelmente é pq tem um ciclo de uso menos severo, e com isso a água não evapora tanto.
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17/10/2013, 08:24
Resposta: #14
RE: Líquido de Arrefecimento do Motor
Respiro? O sistema de arrefecimento é pressurizado e vedado. Se tiver um respiro no sistema o carro ferve na hora, porque a pressão do líquido cai. Se não há vapor ou fumaça, a água deve estar indo para o óleo ou câmara de combustão. Experimente levar em outra concessionária ou, se não tiver, numa boa oficina especializada em radiador para ouvir uma segunda opinião. Era o que eu faria.


Quanto à mistura do líquido concentrado com água, o correto é usar água desmineralizada. Todos os bons fabricantes desses produtos recomendam isso para reduzir a oxidação e aumentar a vida útil do líquido. Os mecânicos dizem que qualquer água limpa serve, mas é evidente que isso reduz a durabilidade do líquido e você voltará lá depois de no máximo um ano. No meu carro velho da Ford, estou usando Paraflu orgânico da Petronas com água desmineralizada. Se já tiver o Acdelco diluído é mesmo a melhor opção. Use o líquido apenas de marcas consagradas e de longa duração (orgânicos) ... Tem alguns que não passam de água com anilina.

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17/10/2013, 09:04
Resposta: #15
RE: Líquido de Arrefecimento do Motor
Todas as marcas de líquido de arrefecimento tem versões concentradas e diluídas, para evitar erros compre a diluída.

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17/10/2013, 11:35
Resposta: #16
RE: Líquido de Arrefecimento do Motor
(17/10/2013 08:24)HAYMAN Escreveu:  Respiro? O sistema de arrefecimento é pressurizado e vedado. Se tiver um respiro no sistema o carro ferve na hora, porque a pressão do líquido cai.

Sim, um respiro na tampa. E pelo q reparei, todos os que tinham por la eram assim, o sistema não roda sob pressão.
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17/10/2013, 13:55
Resposta: #17
RE: Líquido de Arrefecimento do Motor
(17/10/2013 11:35)ffugita Escreveu:  Sim, um respiro na tampa. E pelo q reparei, todos os que tinham por la eram assim, o sistema não roda sob pressão.

Sim, tem um respiro na tampa do sistema. Qualquer sistema de pressão precisa de um respiro, senão o sistema explode caso a pressão subir muito e não tiver para onde escapar.

E sim, o sistema trabalha sobre pressão. Esses respiros são projetados para só funcionarem em caso de a pressão subir muito.

Se você ligar o motor sem a tampa, ou com um furo no sistema, o mesmo não ira pressurizar e o motor irá fritar.

Já se você ligar com uma tampa totalmente vedada, sem respiro, o sistema irá pressurizar até o reservatório ou alguma mangueira explodir (geralmente é o reservatório mesmo que estoura).

Por isso que, se algum dia for necessário substituir a tampa do reservatório, e melhor não economizar e comprar uma original. Paralelas podem não ser devidamente aferidas, ou terem defeitos de fabricação que podem impedir o respiro de funcionar. E se o sistema explodir, prepare o bolso...

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17/10/2013, 16:16
Resposta: #18
RE: Líquido de Arrefecimento do Motor
amigo nunca complete com agua, complete com aditivo ou complete com uma medida equilibrada de agua e aditivo, se vc colocar apenas agua vai enfraquecer o aditivo
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17/10/2013, 19:15
Resposta: #19
RE: Líquido de Arrefecimento do Motor
Nunca se complete apenas com aditivo concentrado!

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18/10/2013, 01:50
Resposta: #20
RE: Líquido de Arrefecimento do Motor
Gente... respiro??? PELAMORDEDEUS... Aquilo na tampa se chama válvula de segurança ou válvula de alívio. Ela só entra em funcionamento se a pressão do sistema se elevou além da pressão de trabalho, e pra isso ter acontecido, algo não está bem. O sistema precisa trabalhar pressurizado para que funcione como uma panela de pressão. Para quem não sabe a pressão faz a temperatura de ebulição da água se elevar. Ao nível do mar a água entra em ebulição aos 100° C. Os sistemas de arrefecimento dos motores normalmente trabalham com 1 bar de pressão, o que eleva a temperatura de ebulição em torno de 20° C. Quer ouvir a opinião de um especialista? http://www.youtube.com/watch?v=uyLKtDo475s
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