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RPM x Marcha
01/02/2015, 14:28
Resposta: #1
Sorrisão RPM x Marcha
Boa tarde pessoal, gostaria que relatassem mais ou menos a rotação em que vocês costumam rodar em cada marcha. E se vocês costumam esticar, até quanto vão geralmente em rpm?
Tenho pouca experiência com carros ainda, e portanto gostaria de exemplos das rotações x velocidades x marchas. Fico muito agradecido com quem puder contribuir!

Por exemplo: 5ª marcha - 3,5k rpm - 110km/h - Cobatl LT 1.4
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02/02/2015, 08:45
Resposta: #2
RE: RPM x Marcha
Depende da situação...

No caso do Cobalt 1.8, o fabricante recomenda trocas em torno de 3000 RPM.

Esse é o RPM em que o motor alcança o torque máximo. Isso quer dizer que dai pra cima ele fica beberrão.

Porém, para uma direção mais econômica, o melhor é fazer a trocas em 2000 RPM. Eu comprovei isso e posso te dizer que ele fica muito mais econômico quando não se passa do 2000 giros.

Mas não existe uma regra para todos os carros... No meu antigo Prisma 1.4 por exemplo, fazer trocas em baixa rotação deixava ele mais beberrão. Eu fazia trocas em 3000 RPM para aproveitar melhor o torque.

O que acontece é o seguinte: Quando o motor tem mais torque, você não precisa afundar o acelerador para o carro andar. Então, mesmo trocando de marcha em RPM mais baixo, o motor ainda vai ter torque suficiente para puxar o carro. Você não afunda o acelerador, e o carro fica economico.

Por outro lado, em motor com menos torque, se você trocar muito cedo, o motor não ter torque suficiente para continuar puxando o carro. Automaticamente, você vai enfiar o pé no acelerador até sentir o carro andar de novo. E isso vai aumentar bastante o consumo. Se você aumentar mais o giro antes da troca, a próxima marcha já entra em um RPM mais alto e com mais torque, e você não precisa pisar muito no acelerador para o carro continuar andando.

É exatamente por isso que tem tanta gente reclamando do consumo do Cobalt. Muitos vieram de carros com motores mais fracos, 1.0, 1.4, 1.6. Nesse motores era preciso subir o giro para se ter um carro economico. Mas dai, ao pegar o 1.8, continuaram com seus "vicios de alto RPM". E dai carro vai fazer mesmo 5km/l na gasolina, enquanto o meu faz 8km/l no alcool...

E essa "regra" do Cobalt 1.8, já não vale para o 1.4. Talvez no motor mais fraco você precise subir o RPM deixar economico...

Dai fica sobre sua responsabilidade analisar seu carro e descobrir o melhor ponto para ele.

>>> Detalhes do Cobalt <<<
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02/02/2015, 11:23
Resposta: #3
RE: RPM x Marcha
Bisk8,

depende, em uma reta, descida.. troco rapido a marcha e mantenho o carro em rotação abaixo dos 3k. em situação que nao necessito rapidez ou o carro vazio claro e sem morro.
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02/02/2015, 15:23 (Resposta editada pela última vez em: 02/02/2015 15:27 por Bisk8.)
Resposta: #4
RE: RPM x Marcha
Obrigado pelos exemplos, pessoal!


Em situações de ultrapassagem, por exemplo de 4ª marcha, vocês esticam as rotações até quanto +ou- antes de pôr a 5ª?
Já vi o pessoal aqui no fórum mesmo comentando em esticar até 110km/h de 3ª no cobalt 1.4! Creio que isso já seja meio forçado... ou estou errado?
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02/02/2015, 18:17 (Resposta editada pela última vez em: 02/02/2015 18:23 por descent.)
Resposta: #5
RE: RPM x Marcha
Bisk8,

No contagiro voce vai ver a faixa azul que vai até prox 6500 RPM. acima disso a injeção eletronica corta o combustivel para evitar danos no motor, se voce está preocupado com a vida util do seu motor e economia de combustivel, troque até 3.000 rpm para economizar e até 4,500 a 5000 giros para não forçar muito o motor, em relação a 110km na terceira, as vezes eu me vejo nessa situação quando eu saio de um pedagio e estou com pressa, passo facilmente dos 100km na terceira, inclusive se o carro está em uma subida e lotado (o meu é 1.4) nessa situação o giro esta prox a 5.000 rpm.

em relacao a quarta eu em particular nao estico muito pois moro em local cheio de radar, mas acredito que deva ir facil ate uns 140km/h a 150km no 1.4. Repare no conta giros, simples !!
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03/02/2015, 21:04
Resposta: #6
RE: RPM x Marcha
Obrigado danilocps87 e descent, ajudaram bastante com o repasse dos seus conhecimentos!
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13/02/2015, 11:31
Resposta: #7
RE: RPM x Marcha
Olha, esticar o carro em uma ultrapassagem é segurança, não deve se pensar em economia de combustível, e a RPM vai depender da cilindrada do motor e do peso arrastado, se o carro está cheio ou vazio, se você sobe ou desce uma lomba...Mas é como o danilocps87 explicou.
Existem várias técnicas para dar menos consumo, mas no geral acelere gradativamente e troque marcha sempre em baixa RPM sempre que possível, sempre forçando o mínimo possível o motor. É como descer uma lomba, você nem precisa acelerar, já na subida sempre troque no mínimo na faixa de torque do carro, que varia de motor para motor...
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