Cobalt Clube do Brasil

Versão Completa: Escapamento
Você está atualmente visualizando uma versão simplificada do conteúdo. Visualizar a versão completa com formatação.
Gostaria de saber porque muitos carros soltam água pelo escapamento, tanto na gasolina como no álcool? Obrigado.
isso acontece por que nossa gasolina é misturada com álcool, não lembro o percentual médio, e o álcool ele possui 98% de ácool e o resto costuma ser água, pois esse é o nivel maximo que conseguem deixar o álcool puro, mais que isso se torna muito cara a produção, é isso que pinga do nosso escapamento, se vc abastecer somente com álcool o pinga-pinga acaba aumentando. espero ter respondido a pergunta Piscada
Epa! Tem coisa errada ai! Soltar agua pelo escape quando no álcool é totalmente comum pois o álcool vendido no posto é hidratado, ou seja, tem agua em sua composição. A proporção é de 92,6 g (media, com max em 96g) de etanol em cada 100g de álcool hidratado.

Já o álcool misturado na gasolina é o álcool anidro (an = sem , idro = hidro = agua), que como o nome diz, não possui praticamente nada de álcool. A proporção mínima é de 99,3g de etanol para cada 100g de álcool anidro. Ou seja, mesmo que ainda possua 0.7g de agua, isso não seria suficiente para vc ver a agua saindo pelo escape.

Se vc abasteceu com gasolina e está vendo sair agua pelo escape num volume semelhante ao quando vc abastece com álcool, provavelmente é porque ainda tem álcool no tanque proveniente de abastecimentos anteriores. Agora, se você nunca abasteceu com álcool, só pode ser gasolina adulterada.
Pessoal, só lembrando a equação estequiométrica balanceada da queima da gasolina (mistura de hidrocarbonetos):

C8H18 + 12,5 O2 + 47 N2 = 8 CO2 + 9 H2O + 47 N2

Para cada molécula de gasolina queimada se forma 9 de água.
Como nossa gasolina contém álcool anidro e este também gera água em sua queima, resulta em um pouco de água que vemos saindo do escapamento.

Queimando somente etanol hidratado o resultado seria ainda mais água no escape. (agua adicionada ao etanol + agua resultante da queima = água no escape).

Quando o carro esta com o motor aquecido e em uso (não em marcha lenta) praticamente só sai vapor de água que vc nem vê, por que a água proveniente da queima é evaporada no escape quente. Quanto o cano do escape esta frio ( acabou de ligar o carro ou em marcha lenta) a água resultante da queima condensa nas paredes do tubo frio do escape chegando na ponta de saída.
Puts, não sabia disso não... Pra mim só saia agua em carros abastecidos com álcool. Desconsiderem meu post então.
URL de Referência